Caldeirão Político

MULTAS
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo cobrado, pela Procuradoria Geral do Estado, por multas que recebeu quando esteve em São Paulo, por três vezes, sem uso de máscaras nos tempos da pandemia. Igualmente, o próprio governador Tarcísio de Freitas, que acompanhava o então presidente, também foi multado. Freitas já pagou e reconheceu o serviço do Governo do Estado; agora, a PGE quer receber do ex-presidente e do seu filho Eduardo Bolsonaro (PL) pelo mesmo motivo. Faz parte.

 

TRISTEZA
É triste demais, muito triste, que se tenha notícia como essa violência que está tomando conta das escolas, onde estão os jovens, crianças, futuro do País. O que aconteceu ontem, 5, em Blumenau é só motivo de lamentar, de chorar, de lágrimas, especialmente para este idoso e cansado Capiau que acompanha a política há quase 60 anos, diariamente. Aonde chegaremos? Lamentável.

 

ELEIÇÕES
Com o ano de 2024 já sendo atual em relação às eleições, Piracicaba vive uma turbulência para encontrar qual o caminho a ser percorrido em outubro do ano que vem. Isso quer dizer, em boas palavras, que cada um está puxando a sardinha para o seu lado e, talvez, nunca a cidade tenha vivido uma campanha eleitoral como a que já começou: Barjas Negri (PSDB), ex-prefeito, quer voltar; Luciano Almeida (sem partido), prefeito, fará tudo para fazer o sucessor, ou ele mesmo para reeleição.

 

FALSAS
A questão das fake news — que este Capiau prefere mesmo como “notícias falsas” ou “falsas notícias”, deixando o Inglês para o lugar certo — é um tema especial para os que vivem na comunicação e no direito e querem, acima de tudo, uma sociedade justa e fraterna. A partir dessa ideia, é preciso que sejam promovidas palestras e encontros de incentivo às notícias corretas. Anotem bem: opinião diferente é outro tema.

 

TRINDADE
O funcionário público municipal aposentado Wilson Trindade garante que, ano que vem, não será candidato a prefeito de Piracicaba, nem a vereador. Sua ideia, agora, é ser candidato a presidente do Esporte Clube XV de Novembro, o Nhô Quim. Registrado.

 

URGENTE – I
A vereadora Rai de Almeida (PT) pediu ao Executivo “ação urgente” em razão dos problemas enfrentados por moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia, que utilizam o PSF (Programa Saúde da Família). “Além dos problemas estruturais, que não são poucos, há ainda, um espaço ocupado há anos por uma empresa de telecomunicações”, informou.

 

URGENTE – II
A parlamentar questiona o custo de uma empresa privada ocupar espaço público, “pois falta espaço para ampliar os serviços de saúde”, acrescenta. Segundo ela, a comunidade pede a reforma da unidade para atender a demanda de cerca de 2.300 pessoas, que possivelmente aumentará, pois um núcleo habitacional com mil moradias está em construção.

 

ESTATUTO
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) cobrou do Executivo celeridade no envio à Câmara do novo estatuto da Guarda Civil Municipal de Piracicaba. De acordo com o parlamentar, em audiência pública na Casa, foi apontado como limite para o encaminhamento de uma nova proposta “Houve um compromisso aqui de que, no mês de abril, viria para esta Casa, em definitivo, a nova proposta para o estatuto”, relembrou. Será enviado?

 

CASSAÇÃO – I
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) defende que o pedido de cassação do prefeito já pode ser votado na Câmara. “(A denúncia) já foi lida (no plenário) e agora tem que decidir se vai aceitar a apuração dos fatos”, disse. Ele relembra que, na quinta-feira (30), o denunciante, munícipe Robson Robert Moreira, apresentou o documento de quitação eleitoral às 10h22 e o início da leitura do pedido de cassação começou “por volta das 19h40”.

 

CASSAÇÃO – II
“Então, o que me parece é que o juiz não deve ter consultado o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O autor da denúncia só não votou no segundo turno deste ano e isso não tira o direito como eleitor”, acrescentou. O parlamentar defende que, após a leitura do pedido de cassação, é definida a comissão processante e o prefeito tem 10 dias para se pronunciar. “E depois tem que decidir se vai aceitar a apuração dos fatos”, concluiu.

 

MERENDA
O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) reclama que tentou contato “nos últimos dias” com o secretário da Educação, Bruno Roza, e não foi atendido. Avaliou que, apesar da compra dos novos uniformes escolares, os estudantes precisam de melhorias na merenda. “As crianças precisam de uma comida boa e decente, que as alimente. É vergonhoso”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima