Atividades – Em entrevista ao Primeiro Tempo, Rai apresenta balanço do mandato

Rai de Almeida foi a entrevistada do Primeiro Tempo, exibido ao vivo nesta segunda-feira (3). Mês da mulher, Plano da Leitura e Unimep estiveram entre os destaques. CRÉDITO: Guilherme Leite

 

Em entrevista concedida ao programa Primeiro Tempo, da TV Câmara Piracicaba, nos minutos que antecederam o início da 17ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (3), a vereadora Rai de Almeida (PT) apresentou um panorama de algumas das recentes ações de seu mandato, como por exemplo as atividades realizadas ao longo do mês de março, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a proposição de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) e sobre projetos de sua autoria que tramitam na Casa.

Sobre as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora, que também é procurador adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, ressaltou palestras por ela ministradas em escolas estaduais de Piracicaba: “fizemos debates com alunos Ensino Médio e do Ensino Fundamental, que foram bastante produtivos. (…) Nós trabalhamos não só a questão da violência contra a mulher, mas também discutimos a educação para a igualdade de gênero. Necessitamos fazer esse debate pois queremos uma educação livre de preconceitos e discriminações”, disse.

Rai de Almeida também falou sobre as discussões iniciais por ela propostas a respeito do PMLLLB, que busca estabelecer princípios, objetivos, metas e competências de gestores e atores sociais para aprimorar o contato entre os cidadãos e os livros: “estamos fazendo esse debate para que possamos ter, pelo poder público municipal, a implementação de uma política que estimule a leitura, que estimule as crianças, adolescentes e jovens irem à biblioteca e para que também tenhamos mais bibliotecários, profissionais de extrema importância do ponto de vista do conhecimento, do saber ler e do saber interpretar”, destacou.

A parlamentar ainda mencionou as recentes reuniões das quais participou, que resultaram na elaboração de um manifesto, que busca a encampação do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) por uma universidade federal ou estadual.

“Como é de conhecimento da população, a Unimep passa por uma crise econômica, e o campus Taquaral, infelizmente, foi fechado. (…) o objetivo é que nós tenhamos uma Universidade Federal aqui, para que essa Universidade ocupe esse vazio deixado pela Unimep do ponto de vista da formação para as humanidades, para as áreas sociais humanas e para a formação de professores”, apontou.

A vereadora também falou sobre o projeto de resolução 6/23, assinado por ela e por Gustavo Pompeo (Avante), aprovado nesta segunda, que trouxe novamente para o primeiro momento das sessões camarárias a Tribuna Popular, e também sobre o requerimento 203/2023, aprovado em plenário durante a 15ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba, que pede informações atualizadas sobre o site dedicado aos Conselhos Municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima