Projeto – Menino Gourmet é retomado

O projeto Menino Gourmet 2023, realizado pela Quest com patrocínio da Oji Papéis, começou no dia 20 de março, oferecendo aulas teóricas e práticas de culinária para adolescentes da Casa do Bom Menino, serviço de acolhimento institucional em Piracicaba, no interior de São Paulo. A retomada do projeto marca as comemorações dos 60 anos da instituição que atende crianças de 0 a 17 anos.

O projeto tem oficinas presenciais em duas turmas de até 15 adolescentes acima de 12 anos de idade, com 2 encontros semanais de 3 horas de duração e carga horária total de 96 horas, distribuídos em 4 meses de aulas, com módulos mensais não sequenciais de 24 horas. A escolha da culinária italiana pode ser explicada pelo fato de Piracicaba ter presença marcante de imigrantes vindos desta região da Europa – chegaram para trabalhar nas fazendas de café, o que impulsionou a economia, ajudando a definir a identidade e influenciando diretamente a cultura de da cidade.

“É uma satisfação para a Oji Papéis apoiar o Menino Gourmet 2023, sob a gestão da Casa do Bom Menino, instituição que faz um trabalho notável na cidade. Além de oferecer a oportunidade de aprender tecnicamente uma profissão, o projeto tem um potencial educador e gerador de protagonismo e autoestima”, destaca Mônica Salles, comunicação e responsabilidade social Oji Papéis. “Este é um projeto de relevância, pois permite ampliação do repertório dos adolescentes, noções de cozinha e da cultura italiana, fomentando entre eles o interesse pela gastronomia e principalmente desejo pela profissionalização, visto que essas oficinas contribuem com o desenvolvimento intelectual e ampliação da visão de mundo”, explica Ana Paula Fernandes Boni , Coordenadora de Projetos da Casa do Bom Menino.

PROPOSTA E CONCEITO — A iniciativa oferece o resgate e a transferência de conhecimento sobre os saberes e fazeres na área da culinária tradicional com informações relativas não só ao contexto histórico, mas também como desenvolver um negócio com alto valor agregado a partir das receitas produzidas.  Considerando que a gastronomia é considerada pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial, a iniciativa disponibiliza um processo formativo gratuito para adolescentes em situação de acolhimento institucional, suas famílias e comunidade.

 

______

SEVIÇO

Patrocinadores – Oji Papéis e Atacadão; Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; Local – Casa do Bom Menino, em Piracicaba; Rua Machado de Assis, 593 – Nova América, Piracicaba – SP, 13417-540.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima