Mauricio Picazo Galhardo

BIOCOMBUSTÍVEIS
Mais de 320 pessoas, entre especialistas internacionais, autoridades governamentais, empresários da aviação, líderes da indústria dos combustíveis e das principais câmaras de biocombustíveis das Américas, se reuniram nos dias 29, 30 e 31 de março na Cúpula Pan-Americana de Biocombustíveis Líquidos, que aconteceu na Sede Central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em São José, Costa Rica.

 

PREFEITOS
Prefeitos e vereadores de diversos municípios brasileiros puderam conhecer melhor os programas e ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Aproveitando a estadia dos gestores municipais em Brasília para a 24ª Marcha dos Prefeitos, o Mapa realizou um evento em seu auditório para apresentar a estrutura e tirar dúvidas. O ministro da Agricultura e Pecuária em exercício, Irajá Lacerda, transmitiu a mensagem do ministro Carlos Fávaro, que esteve em missão oficial na China.

 

POLO EDUCACIONAL
Um polo educacional, empresarial e de serviços voltados para o agro será instalado até 2025 na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. O projeto foi anunciado recentemente durante debate televisivo reunindo alguns representantes do agronegócio brasileiro. “O Brasil tem o melhor agronegócio do mundo e nosso sonho agora é ter a melhor educação em agro do mundo, exportando serviços”, afirmou o diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves.

 

EMPREGOS
O agronegócio brasileiro continua em expansão. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2022 o número de empregos no setor somou 18.97 milhões, maior índice desde 2015. Ao todo, o percentual de população ocupada no agronegócio representa 19,35% de toda população ocupada no Brasil. O segmento que mais contribuiu para o aumento de empregos com e sem carteira assinada foi o de agrosserviços. Foram contratadas 237.01 mil pessoas com carteira assinada e 159.98 mil trabalhadores informais.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de um debate sobre o tema “Reforma Tributária e Regimes Fiscais Especiais”, no Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, que aconteceu em Brasília. A CNA é uma das entidades que apoiou o evento. O coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, reforçou a necessidade de construção de uma reforma tributária que viabilize a produção agropecuária, a partir de um modelo que respeite as particularidades do agro.

 

TURISMO RURAL
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo participou do lançamento do Programa ‘Sabor de SP’, pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, que conta com um conjunto de ações para impulsionar o turismo gastronômico no Estado. Com a divulgação do Projeto, espera-se revelar e valorizar o talento dos recursos humanos ligados à área da gastronomia e do turismo em regiões turísticas do Estado.

 

PROTOCOLO DE INTENÇÕES
Com o objetivo de fomentar projetos e ações em prol do desenvolvimento do turismo rural, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), assinaram, um Termo de Cooperação Técnica com as secretarias do Turismo e Viagens e da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O acordo, conta também com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de SP (ITESP).

 

LARANJA
Os preços da laranja pera estão registrando leve aumento nesta semana. De acordo com pesquisadores do Cepea, ainda que a demanda não tenha tido grandes alterações (já que, em fim de mês, a procura costuma ser reduzida), a oferta da variedade diminuiu ainda mais, sustentando os valores. Na parcial da semana passada (segunda a quinta-feira), a variedade pera teve média de R$ 49,35/cx de 40,8 kg, na árvore, leve alta de 3,14% em comparação com a do período anterior.

 

FRANGO
As recentes desvalorizações da carne de frango não impediram o avanço da média mensal da proteína. Segundo colaboradores do Cepea, a leve melhora da demanda na primeira metade do mês garantiu a elevação dos preços médios de março. No atacado da Grande São Paulo, o frango inteiro congelado registra média de R$ 6,78/kg nesta parcial de março (até o dia 29), alta de 1,9% frente à de fevereiro. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima