Mátria Amada Brasil – Mulheres nutrem a cena artística e cultural de Piracicaba em projeto

A proposta é que as pessoas participem da celebração à vida de mulheres que foram e são importantes. Crédito das fotos: Coletivo Rec

 

Perto do rio Piracicaba fica o Estúdio Aragem, um espaço independente dedicado à difusão da arte contemporânea. Esse local, envolvido pelo viver a cidade de modo livre e democrático que a Rua do Porto inspira, é o nosso ponto de encontro neste sábado (01), a partir das 13h, quando mais uma ação do projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil” acontece.

Durante toda a tarde a proposta é que as pessoas participem da celebração à vida de mulheres que foram e são importantes para a cultura e a produção artística de Piracicaba. Esse encontro reúne as grafiteiras do Coletivo Caravana, que concretizam o tributo à história da pintora Ida Schalch, que nasceu ao final do século XIX, participou daquela que foi considerada a primeira exposição de pintura da cidade, em 1920, na chamada Universidade Popular e impactou a formação em dezenas de gerações de piracicabanas (os) voltados à pintura, por sua profunda consciência de artista, em tempos onde as mulheres enfrentavam todo tipo de preconceito.

A imagem de Ida será reverenciada ao lado de outra ilustre mulher piracicabana, Thereza Alves, que, com mais de 65 anos de atividade como cantora, recebeu em 2018 o Troféu Governador do Estado na área de música, escolhida pelo voto popular.

Essas duas potências, Ida e Thereza, terão suas imagens grafitadas no muro externo do estúdio Aragem e, para compor a programação, haverá intervenções artísticas com as atrizes Paula Ibañez e Alessandra San Martin e com as dançarinas Vivian Trivelin e Evelin Helena. As atividades começam às 13h, são gratuitas e aberta para todas as pessoas.

Nas últimas décadas, registra-se um avanço nas discussões sobre as questões de gênero e pode-se notar a inclusão das mulheres em diversos setores da sociedade, porém, o lugar de destaque ocupado por elas ainda é pequeno se comparado com os espaços garantidos aos homens. Nesse sentido, o projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil”, que foi contemplado pelo Edital Proac n°38/2022, pretende contribuir para que essa realidade siga se transformando, para que homens e mulheres sejam considerados de forma equânime e possam ocupar os mesmos espaços livres de preconceitos.

O projeto, proposto por Natalia Puke, Laura Vidotto, Vanessa Piazza e Thelicia Canabarra, reúne diversas outras mulheres para dar forma às realizações, como a jornalista e pesquisadora Beatriz Vicentini, a designer Jennifer Garcia, as fotógrafas Fran Lodde e Isabela Borghese, do coletivo Rec, entre outras. De acordo com as organizadoras, “historicamente, os direitos das mulheres foram implementados de forma tardia em relação aos dos homens. Assim, privadas durante séculos do direito ao estudo, trabalho e participação política, as mulheres ainda se encontram em desvantagem nos espaços de produção de conhecimento e de poder. Por isso, essa iniciativa é mais uma semente que queremos semear no mundo, vislumbrando novos modos de organização que se pautem em uma sociabilidade outra, capaz de discutir as relações de poder e acolher as subjetividades femininas que foram e ainda são silenciadas na História”.

A programação tem continuidade em maio, quando haverá uma roda de conversa com a proposta de diálogo entre as mulheres da comunidade cultural piracicabana, visando possibilitar a partilha de experiências, em um espaço de criação e de fala feminina. E, em junho, haverá o lançamento de um portfólio das mulheres artistas e produtoras culturais de Piracicaba, resultado de pesquisas que já estão em andamento.

_______

SERVIÇO

Projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil”, com grafitagem do Coletivo Caravana e intervenções artísticas, no sábado, dia 1, das 13h às 17h, no Estúdio Aragem (rua: Antônio Corrêa Barbosa, 852, Centro). Evento gratuito e livre para todas as pessoas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima