ETA Capim Fino – Vereador conhece sistema de tratamento de água

Josef Borges esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA 3) do Capim Fino

O vereador Josef Borges (Solidariedade) esteve, na manhã desta terça-feira (28), na Estação de Tratamento de Água (ETA 3) do Capim Fino. No local, ele foi recebido pela diretora de Departamentos de Tratamento de Água, Elaine Ribeiro, e pela responsável técnica pelo controle de qualidade da água, Karina Forti.

A ETA 3 foi inaugurada em 1982 e tem a capacidade de produzir até 1.500 litros por segundo de água. A captação é feita através da Estação Elevatória de Água Bruta, localizada às margens do Rio Corumbataí. Através de quatro tubulações, a água percorre um percurso até chegar ao ETA 3. Na entrada da estação, passa por uma câmara de tranquilização, onde ocorre uma pré-coloração e aplicação de cal hidratada, seguindo para uma calha, onde é feita a medição da vazão aplicando compostos químicos.

Após isso, a água é encaminhada para as câmaras de floculação, onde acontece o processo de separação das impurezas através da formação de flocos, que aglomeram a “sujeira” em sua volta, depois a água segue para os tanques de decantação. Assim, a água é conduzida, através de calhas coletoras dos decantadores e canal de água decantada, para os 14 filtros, ou seja, aquela pequena quantidade de sujeira que passou pelas outras etapas, ficará retida nos filtros. Após essa fase, a água já está totalmente límpida e segue para a caixa de nível onde são feitos os processos finais para o consumo da água. Com isso, vai para os reservatórios finais e é entregue ao consumidor.

“É importante ressaltar que, em todo o processo de tratamento da água, são feitas diversas análises, sempre obedecendo à legislação sanitária vigente, visando ao fornecimento de água com qualidade a toda a população”, destacou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima