Estradas – Começa obra para recuperação no Canal Torto e Paredão Vermelho

Recuperação da estrada é fruto de convênio entre Prefeitura e Governo Estadual. CRÉDITO: Thais Passos/Sema

 

 Tiveram início as obras de manutenção de 6,8 quilômetros de estradas rurais nos bairros Canal Torto e Paredão Vermelho, que acontecem após a celebração de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), por meio do programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais (Novo Melhor Caminho).

Com início na última quinta-feira, 23, a obra abrange a recuperação de 3,27 quilômetros da estrada PIR 011W e 3,62 quilômetros da estrada PIR 290, com previsão de término em três meses.

A obra contempla sete etapas de execução, sendo: limpeza de material orgânico; adequação da plataforma com adequação de taludes; estruturas de drenagens de águas pluviais (lombadas, abaulamento do leito e canaletas laterais); estruturas de armazenamento de águas pluviais (terraços e bacias de captação); estruturas de drenagens correntes (instalação de tubulação de fluxo transversal); estruturas de drenagens subsuperficiais (instalação de drenos profundos) e tratamento primário do leito (revestimento primário).

A equipe da empresa contratada pelo Governo Estadual já está realizando o preparo do solo na estrada PIR 011W. O valor estimado pelo convênio feito com a SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), assinado em março de 2022 pelo prefeito Luciano Almeida é de R$ 995.260,50, sem contrapartida do município.

A Sema inscreveu-se no programa no final de janeiro do ano passado, indicando as estradas da região do Canal Torto para receber os recursos do programa. Após a indicação, os técnicos da SAA foram até a estrada para realizar o levantamento para elaboração do projeto de reforma, junto à engenheira civil da Sema, Bruna Trevisan.

De acordo com a secretária Nancy Thame, o trecho do bairro Canal Torto é um dos mais críticos entre os 811 quilômetros de estradas rurais em Piracicaba e, por esse motivo, foi escolhido para ser o beneficiado nesta primeira etapa do programa.

“A Sema tem se organizado e acompanhado a demanda dos moradores em relação às estradas rurais e está diariamente realizando manutenções em diversos pontos, mas para avançarmos mais nesses trabalhos, esta parceria e articulação com o governo estadual é fundamental para a canalização de recursos”, disse Nancy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima