Caldeirão Político

AUDIÊNCIA
Audiência pública que a Câmara realiza hoje (28), às 14h, no plenário, abrirá espaço para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio de seu titular, Alex Salvaia, e a empresa Piracicaba Ambiental prestem contas dos serviços executados em 2021 e 2022. O evento foi convocado pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante) e terá transmissão ao vivo da TV Câmara, site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e perfis no Facebook e no YouTube.

 

WAGNÃO
O Capiau, idoso e cansado, ficou feliz quando viu, no sábado, 25, o vídeo do vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, em que ele, já fora da UTI, destacava sua melhora desde o “infarte tenebroso” que teve na quinta-feira passada. Pelo que se sabe, o presidente da Câmara já está se recuperando em sua casa e, em breve, deve retornar aos trabalhos. Enquanto isso, o Legislativo é conduzido pelo vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho.

 

TRABALHO SÉRIO?
O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) questiona o Executivo a respeito da inserção de adesivos com o slogan “trabalho sério” nos veículos oficiais. O parlamentar pergunta qual o valor dos adesivos e o custo com o serviço. Ele também questiona em que tipo de veículos foram aplicados e se houve parecer favorável do procurador-geral do município sobre o tema utilizado. É sério?

 

PERSISTENTE
O “problema persistente” de mato alto e asfalto precário em regiões do Município foi apontado novamente pelo vereador Thiago Ribeiro (PSC). Na quinta-feira passada, ele exibiu vídeos durante a reunião ordinária para apontar situação precária em diversas regiões. “Estou na rotatória da Faculdade Unimep, onde estava ‘perdido’ no matagal”, disse. Ele mostra que o problema acomete também um ponto de ônibus, “que está perdido no mato”, ironizou.

 

REDES SOCIAIS – I
O Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC Membros), do Centro Universitário de Brasília (CEUB), recebeu juristas de renome para aprimorar o debate sobre os impactos da internet e das redes sociais no estado democrático de Direito. A pauta provocou grande reflexão com temas que envolvem liberdade de expressão, desinformação, algoritmo e pós-verdade. O encontro foi quinta (23) e reuniu um qualificado grupo do Judiciário brasileiro.

 

REDES SOCIAIS – II
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, descreveu a democracia constitucional como a ideologia vitoriosa do século XX, destacando sua face na Constituição, que defende os conceitos fundamentais, e a outra, que significa a soberania popular. “A democracia não se resume à vontade da maioria, mas também pressupõe os direitos fundamentais e a proteção e preservação do estado de direito. As democracias contemporâneas são feitas de três dimensões: votos, direitos e razões”.

 

REDE SOCIAIS – III
No que diz respeito à ascensão da revolução tecnológica e aos perigos da desinformação, o ministro do STF afirmou que, a partir da tecnologia da informação e da biotecnologia, há um “admirável mundo novo”, que também tem o lado positivo e negativo. “Algoritmo é uma palavra que não conhecíamos até anteontem e está se tornando o conceito mais importante do nosso tempo. Há anos, as empresas mais valiosas forneciam petróleo e fabricavam automóveis. Hoje as empresas mais ricas são as que produzem tecnologia e mídias sociais”, afirmou.

 

REDES SOCIAIS – IV
Em resumo, o ministro Luís Roberto Barroso conclui que “as redes sociais geraram a escalada da mentira deliberada, da intolerância, de condutas criminosas”. E isso causa intrigas, desencontros, palavras torpes, que nada contribuem para o bem da comunidade e crescimento civilizado do seu povo. O alerta está aí, e que deseja melhora a vida utilizando-se das redes sociais? Não é por pouco que este idoso Capiau anda cansado.

 

TUCANOS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve iniciar viagens de visitas aos Estados, especialmente aos ninhos tucanos, para ver se reanima a legenda para as eleições municipais de 2024. No Rio de Janeiro, por exemplo, a legenda está acéfala e, em São Paulo, há assédio constante dos Republicados e do PSD (leia-se, Gilberto Kassab). Em Piracicaba, o ninho tucano vive o silêncio das estratégias (…).

 

BURACO – I
Um buraco virou local de churrasco tendo a paisagem de uma piscina em Piracicaba e foi viralizou nas redes sociais. Esperando há tempos para que fosse tapado, o buraco considerado grande mostrou que há deficiência na equipe do tapa-buraco da Prefeitura, que prometeu solução nesta semana. O difícil será viralizar as ações da equipe. Talvez a presença do prefeito Luciano Almeida (sem partido) poderia ser interessante.

 

BURACO – II
Esse buraco especial fica no bairro Santa Rosa, na rua Américo Perissinoto — só lembrando que foi vice-prefeito de Adilson Maluf, no período de 1973 a 1976 — e pode ser objeto de viralizar mais, dependendo do uso politico dos opositores ao prefeito Luciano Almeida (sem partido). E o eco das críticas vai para o plenário da Câmara Municipal, com reuniões de segunda e quinta à noite.

 

CIDADÃO PIRACICABANO

“Receber o título de cidadão Piracicabano é celebrar toda essa trajetória nesta terra que me acolheu, confirmando com toda convicção que precisava chegar aqui para cumprimento desta missão como parte da minha história de vida aqui na terra onde o peixe para. Meus sinceros agradecimentos ao vereador Cassio Luiz do Fala Pira que conhece minha trajetória e que me concede essa honraria como também a todos que fazem parte desta caminhada ao abrirem portas me permitindo entrar”, afirma Elson de Belem, que recebe nesta terça (28), 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o título de Cidadão Piracicabano, de autoria do vereador Cássio Fala Pira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima