Zoonoses – Ações de combate à dengue recolheram 9t de inservíveis

Leituristas da CPFL entregam panfleto com orientações de combate a dengue. CRÉDITO: Felipe Poleti-CCS

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram nove toneladas de inservíveis nas ações realizadas no sábado, 18. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, o Arrastão da Dengue recolheu oito toneladas de inservíveis das 8h às 14h, nos bairros Jardim Oriente, Parque Água Branca, Serra Verde e Jardim Água Branca. Já no Mutirão, que passou pelos bairros Jupiá e Glebas Califórnia, foram visitadas 1.194 residências, sendo 32 delas notificadas por terem algum tipo de possível criadouro para o mosquito Aedes; além disso, mais uma tonelada de inservíveis também foi coletada.

De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1/01 a 21/03 de 2023 foram registradas 1.482 notificações para a dengue com 156 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2022, foram 1.385 notificações, 161 casos confirmados e nenhum óbito.

PARCERIA – A parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a CPFL Paulista para ação de combate à dengue no município segue a todo vapor. Nesta semana, os leituristas da concessionária de energia estão passando pelo bairro Santa Rosa, onde entregam folhetos educativos do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), programa do município, nas residências, junto com a conta de energia elétrica. “O material traz dicas básicas de cuidados que podem ser adotados em casa, principalmente para a eliminação de qualquer foco de água parada, em espaços abertos ou fechados”, lembra Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

A leiturista da CPFL, Lucimar Pereira Lopes de Souza, se sente feliz em poder colaborar com o trabalho de prevenção à dengue na cidade. “É muito importante que todos façam a sua parte, nós estamos fazendo a nossa. Fico contente em fazer parte desta parceria e poder entregar as informações educativas nas casas por onde eu passo. Juntos podemos fazer a diferença no combate ao mosquito da dengue”, disse.

O PMCA atende pelo telefone 3427-3351 e também pelo SIP 156.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima