História – Legislativo fez sessão para comunicar ascensão de dom Pedro 2º ao reinado

Com novas inclusões, acervo histórico conta com mais de 2.600 itens. CRÉDITO: Samuca Miazaki

 

 

O Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba disponibilizou no Sistema Atom o livro de atas número 6, com registros das sessões camararias da então Vila da Constituição, entre os anos de 1840 e 1843. No contexto nacional, o período compreende o fim do Período Regencial e o início do Segundo Reinado, com ascensão de dom Pedro 2º ao trono. A série documental está disponível no site camarapiracicaba.sp.gov.br.

O período do Segundo Reinado começou com o chamado Golpe da Maioridade, que assegurou a antecipação da maioridade de dom Pedro 2º para que pudesse ocupar o trono aos 14 anos. A medida constitucional ocorreu em 23 de julho de 1840. Até então, na década anterior, vigorava o Período Regencial, sendo que a figura de regentes no governo tinha como finalidade esperar os 18 anos de Pedro para a sua coroação.

A ascensão do imperador motivou na Vila Nova da Constituição –– hoje cidade de Piracicaba–– a realização de uma reunião extraordinária, em 16 de agosto de 1840, para que fosse feito o anúncio da mudança. Na ata em questão, o presidente da Câmara lembrou que tal notícia deveria ser aplaudida.

As mesmas atas abordam questões administrativas, políticas e econômicas, tanto de Piracicaba quando da região como um todo. É o caso da reunião de 7 de abril de 1842, em que os vereadores leram uma portaria enviada pelo Presidente da Província, elevando à vila a freguesia de Limeira.

No mesmo livro estão as atas de início dos debates sobre a construção de uma forca, para a execução de penas na Vila da Constituição, tema já abordado em reportagem da série Achados do Arquivo.

O livro de atas número 6 possui 141 itens documentais (incluindo a capa e a abertura do livro de atas). A identificação, descrição, transcrição e elaboração do índice foi feito pelo estagiário de história Gabriel Tenôrio Venâncio, sob supervisão da arquivista Giovanna Fenili Calabria, chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. Com as novas inclusões, o acervo histórico da Câmara Municipal de Piracicaba passa a constar com mais de 2.600 itens documentais, disponíveis de maneira on-line para toda a população interessada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima