MALUF – I
O piracicabano Adalberto Felicio Maluf Filho foi nomeado para o cargo de Secretário Nacional de Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, hoje capitaneada pela ministra Marina Silva. A nomeação foi publicada na edição de terça-feira, 21, do Diário Oficial da União, assinado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa dos Santos.
MALUF – I
Na eleição do ano passado, Maluf Filho se candidatou a deputado federal pelo Partido Verde, trazendo o debate, principalmente, dos carros elétricos, que é a sua especialidade. Ele também é presidente do Conselho Diretor da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos). O Capiau, idoso e cansado, deseja um excelente trabalho a Maluf Filho. Competência não falta.
MAIS MÉDICOS
O vereador Paulo Campos (Podemos) manifestou descontentamento com a gestão da UPA do bairro Vila Cristina. Segundo ele, a unidade atendeu 238 crianças e 572 adultos, número que destoa ao ser feita uma comparação com UPAs da Vila Rezende, Vila Sônia e Piracicamirim. “Causa preocupação a quantidade de pacientes que estão atendendo, é desumano o que está acontecendo”, disse, ao citar que a quantidade de médicos é a mesma. A crítica foi feita na segunda (20).
ESTATUTO
“Estamos esperando há dois anos e três meses o Estatuto da Guarda, que ficou de vir para essa Casa em abril”, disse Laércio Trevisan Jr., também na segunda-feira (20), durante a reunião ordinária da Câmara. Ele lembrou que é autor de audiência pública realizada na Câmara para debater os detalhes do projeto e reclamou da estrutura da corporação. “Hoje usam viaturas sucateadas, de 2010, 2011 e 2012, que se você ligar, não pode desligar, porque se não não pega de novo”, disse.
PENA DE MORTE
Joseph Stiglitz, vencedor do prêmio Nobel de Economia em 2001 e professor da Universidade de Columbia (EUA), definiu a taxa básica de juros Brasil como “chocante” e equivalente a uma “pena de morte”, a qual o País tem sobrevivido em função da atuação de bancos públicos. Stiglitz fez a avaliação no seminário “Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, promovido pelo BNDES em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
FUTURO
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lança o Programa Sala do Futuro, um pacote de ferramentas digitais para levar a Educação paulista para uma nova fase, mais moderna e atrativa aos estudantes. Uma das inovações é o novo Diário de Classe, aplicativo para acompanhar a frequência e o desempenho dos alunos cujo objetivo é reduzir a evasão escolar. A expectativa é que essa medida possa colocar até 100 mil alunos a mais nas escolas diariamente. Que assim seja!
FUMACÊ
A coluna recebeu o pedido de um leitor assíduo – e desesperado: “Está difícil conviver com os pernilongos na cidade. Anos atrás tinha o caminhão ‘fumacê’ que passava nas ruas e nas margens dos rios Piracicamirim, Itapeva, Piracicaba e Corumbataí. Jamais vi tantos pernilongos, tanta dengue como agora. Gostaria de saber o que o prefeito faz?” O recado está dado.
‘IMPECÁVEL’
O vereador Josef Borges (Solidariedade) conheceu os uniformes adquiridos pela Prefeitura. Ao lado do secretário de Educação, Bruno Roza, o parlamentar disse que a qualidade está “impecável”. Pela primeira vez na história, será fornecido uniformes escolares aos alunos da rede municipal”, disse.