Piracicaba receberá projeto para descoberta de talentos olímpicos

 

Programa São Paulo Olímpico, anunciado ontem, 20, pelo governador Tarcísio de Freitas, será, inicialmente, realizado em 10 cidades

 

O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Hermes Balbino, e a assessora especial de projetos da Pasta, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, participaram ontem, 20, do lançamento do Programa São Paulo Olímpico, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A iniciativa consiste na descoberta de talentos nas escolas estaduais, conforme anúncio feito pelo governador Tarcísio de Freitas, e Piracicaba será uma das dez cidades contempladas com o projeto-piloto, ao lado de Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto. O investimento total será de R$ 150 milhões e 600 professores de educação física serão capacitados.

“É fundamental para nós a compreensão de como as parcerias estão sendo organizadas pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e observamos a busca por modelos bem-sucedidos e métodos para iniciação e formação esportiva, reforçando o objetivo de oferecer a prática do esporte a crianças, adolescentes e jovens. Isso está em sintonia com os programas da Selam. Piracicaba é uma das dez cidades selecionadas para receber o São Paulo Olímpico em um primeiro momento, onde o programa será estruturado de forma logística, metodológica e conceitual. É uma grande responsabilidade que assumimos com a mente aberta”, afirmou Hermes.

Inicialmente, o programa terá seis modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. As ações serão divididas em três etapas. A primeira consiste na iniciação esportiva para alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os destaques serão encaminhados aos Centros de Formação Esportiva a partir do sexto ano. Na sequência, eles poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho. “O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e o sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.

CALENDÁRIO – O encontro no Palácio dos Bandeirantes marcou também o anúncio do calendário oficial de competições de 2023. Ao todo, serão 39 eventos, com início no dia 27 de março para as fases regionais dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A principal disputa da temporada será a dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que neste ano chega à 85ª edição. “Saber as datas é algo que facilita o nosso planejamento. Isso foi algo comprometido devido à pandemia. O governador e a secretária deixaram claro o impulso que será dado ao fenômeno esporte, abordando a importância de aspectos como o desenvolvimento pessoal”, comentou Hermes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima