Hospital Regional completa cinco anos de atendimento

A produção assistencial do Hospital Regional de Piracicaba iniciou no mesmo dia da sua inauguração, dia 19 de março de 2018

“O HRP é hoje fundamental para o atendimento SUS da nossa região. Ele foi, é e sempre será hospital de retaguarda e referência na qualidade da assistência prestada aos nossos cidadãos! Ele cumpre e se insere nos princípios do SUS de atendimento universal e hierarquizado e também como formador de profissionais, pessoalmente me sinto agraciado de poder participar de um time de colaboradores comprometidos com a saúde e cuidado do paciente”, expressa o Prof. Dr. Willian Cirillo Docente da UNICAMP – Executor do Convênio.

O Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns” completa cinco de anos de serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 26 municípios da Diretoria Regional de Saúde 10 (DRS X). A produção assistencial do Hospital Regional de Piracicaba iniciou no mesmo dia da sua inauguração, dia 19 de março de 2018, com aumento gradativo dos atendimentos ambulatoriais.

Neste período de funcionamento, o HRP realizou 7.127 internações clínicas, 19.241 cirurgias, 114.387 consultas médicas, 19.288 consultas não médicas, 176.142 exames internos e 66.220 exames externos, beneficiando diretamente mais de 80 mil pessoas.

Diante da demanda regional, o hospital foi projetado para atender pacientes com o perfil cirúrgico. A proposta foi apresentada em 2009 pela Prefeitura de Piracicaba e a construção iniciou em 2011. Com a obra finalizada, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação da Área da Saúde de Campinas (FASCAMP), definidas para gerir o convênio junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES), deram início ao fluxo de contratação e implantação do hospital.

No início eram oito leitos de Enfermaria e dez de UTI e a equipe era composta por 78 colaboradores diretos e indiretos.  O número de leitos disponibilizados aumentou, são 20 leitos de UTI e 84 de internação, sendo 42 clínicos e 42 cirúrgicos. Para atender a alta demanda atual, são 712 funcionários diretos e indiretos. As metas cirúrgicas saltaram de 302 para 1.019.

“O DNA do hospital é a Unicamp por meio da Fascamp, então temos em nosso berço uma instituição formadora de profissionais de excelência em diversas áreas. Por isso na criação do nosso planejamento estratégico fizemos questão de colocar a educação na nossa missão”, conta o superintendente Pedro Pontin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima