Natural de Potsdam, na Alemanha, o maestro Knut Andreas foi reconhecido pela Câmara Municipal de Piracicaba com o Título de Cidadão Piracicabano. A homenagem é de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) e foi entregue no sábado (18), no concerto de abertura da Temporada 2023 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), da qual ele é diretor artístico e regente titular.
No palco, acompanharam a homenagem a secretária Nancy Thame (Agricultura e Abastecimento), que representou o prefeito Luciano Almeida (sem partido), e o violoncelista piracicabano André Micheletti, diretor artístico associado da OSP e professor de música na USP de Ribeirão Preto.
Segundo a vereadora, a intenção foi reconhecer o trabalho de Knut Andreas. O maestro tem alternado sua agenda entre Brasil e Alemanha, onde atua como professor honorário de história da música e gestão musical na Universidade de Postdam. É ainda regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim e da Orquestra Sinfônica de Postdam.
“Este título é uma forma de valorizarmos o trabalho que o maestro desenvolve no Brasil nos últimos anos e, claro, em especial em nossa cidade. É uma acolhida ao maestro, que tanto tem cativado o público piracicabano com talento, competência, humildade e gentileza”, declarou a vereadora. “Já vestiu até a camisa do nosso XV de Piracicaba!”, em referência ao concerto Rock Sinfônico, em outubro do ano passado, quando Knut apresentou o BIS trajando a camiseta do time alvinegro.
Knut Andreas dedicou a homenagem aos instrumentistas da OSP. “A distância entre Brasil e Alemanha é muito grande, mas me sinto em casa e me sinto um irmão. Muito obrigado, vereadora, pela iniciativa, e à Câmara de Piracicaba, pela confiança. Esta cidade me traz muitas alegrias a cada vez que estou aqui. Conto os dias para trabalhar com os músicos”, afirmou. Ele encerrou o agradecimento com uma brincadeira sobre o dialeto piracicabano e arrancou risos da plateia: “Agora, preciso aprimorar o meu português e falar porrrta”.
A aproximação do maestro com a OSP começou em 2019, ao ser convidado para reger o concerto de aniversário de 252 anos de Piracicaba. No mesmo ano, retornou para o encerramento da temporada. Atuou ainda como regente convidado em 2021, em outubro e dezembro, ao receber oficialmente o convite da direção da orquestra para as funções de diretor artístico e regente titular.
Diretor artístico associado da OSP, André Micheletti relatou episódio em que Knut Andreas, sensibilizado com as dificuldades financeiras dos músicos da OSP na pandemia, promoveu concerto beneficente na Alemanha e destinou os recursos a Piracicaba. “A sua colaboração vai além de trazer uma música de extrema qualidade para a cidade, mas na humanidade e carinho por Piracicaba”, declarou.
A secretária Nancy Thame enalteceu a vereadora Rai pela escolha da homenagem e disse que a parlamentar teve sensibilidade e sabedoria. Para ela, uma das características do maestro é a diversidade. “É um privilégio e uma alegria receber o maestro Knut Andreas como novo piracicabano”, disse.