Biblioteca – Favelas na década de 1950 é  tema do 3º Clube na Leitura

Diretora da biblioteca, Melysse Martim e pedagoga Élide Fernanda irão mediar o terceiro Clube da Leitura. Crédito: Divulgação

Mediação do encontro será de funcionárias da biblioteca; o livro é Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus

 

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural), realiza no sábado, 25/03, às 10h, a terceira edição do Clube de Leitura: Bibliodiversidade, que promove um bate papo sobre um determinado livro escolhido. O livro desta edição é Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da autora Carolina Maria de Jesus, que ganhou repercussão internacional e já foi traduzido para 14 línguas.

A participação é gratuita e o único pré-requisito é conhecer o livro. A temática é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, data que simboliza a luta histórica pela equiparação dos direitos da mulher, visando uma sociedade justa e igualitária. Para efetuar inscrição, basta entrar em contato pelo Whatsapp (19) 3433-3674.

Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada foi lançado em 1960. É a compilação de alguns dos mais de 20 cadernos que a autora registrava o dia a dia na Favela do Canindé, em São Paulo, descrevendo a luta pela sobrevivência, a convivência diária com a fome, a dor, a violência, e tantas outras angústias e vivências, com uma linguagem simples e objetiva, mantida em sua forma original.

O livro foi publicado pelo repórter Audálio Dantas, que conheceu Carolina em uma reportagem e se encantou com a mineira, relatando com suas palavras que apesar de ser uma mulher extremamente pobre e simples, demonstrava uma grande lucidez crítica. O livro inspirou diversas outras manifestações artísticas, tais como peças de teatro, adaptações literárias, séries e filmes, e foi elencado como leitura obrigatória para o vestibular nas principais universidades do país.

A mediação do 3º Clube na Leitura será feita pelas funcionárias da biblioteca: a pedagoga e responsável pelas visitas guiadas e hora do conto, Élide Fernanda, e a bibliotecária e diretora da biblioteca, Melysse Martim.

DOAÇÃO – Caso alguém possua exemplar da obra e queira contribuir, bem como quaisquer outras obras literárias, pode doar para a biblioteca e compartilhar conhecimento e histórias, levando até a recepção da biblioteca e preenchendo o termo de doação.

_________

SERVIÇO

Clube de Leitura: Bibliodiversidade, com a obra Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Sábado, 25/03, às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Participação gratuita mediante inscrição. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Inscrições e mais informações: (19) 3433-3674.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima