Caldeirão Político

‘VERMELHO PT’
A entrega do Título de Cidadão Piracicabano ao maestro alemão Knut Andreas – merecida, é importante frisar! – foi marcada pelo simbolismo. Alguns leitores mais atentos da coluna elogiaram o vestido usado pela vereadora Rai de Almeida (PT), principalmente a sua cor: vermelho… mas não apenas… “vermelho PT”. Ao seu lado, no palco do Teatro do Engenho Central, a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame (PV), também vestiu vermelho, mas de um tom mais escuro – o Capiau, idoso e cansado, arrisca dizer ser mistura com verde.

 

KNUT ANDREAS
A homenagem ao maestro também é uma forma de gratidão, como salientaram a vereadora Rai e a secretaria Nancy. No auge da pandemia, Andreas mobilizou uma campanha na Alemanha para ajudar os instrumentistas da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que, na ocasião, passavam dificuldades.

 

DOAÇÕES
Depois de quase dois meses de campanha para levar donativos a quem sofreu com o flagelo das chuvas que atingiram o Litoral Norte, a Câmara Municipal de Piracicaba encaminhou o material para o Fundo Social de Solidariedade, que levará à Prefeitura de São Sebastião. Uma atitude muito importante do Legislativo, sob o comando do vereador Wagnão (Cidadania) e encampada por todos os outros colegas. Solidariedade é sempre muito importante.

 

PAGAMENTO – I
Foi publicado sábado (17), no Diário Oficial (DO), o decreto que autoriza o pagamento do piso nacional dos professores de São Paulo. Com a medida, o salário inicial dos docentes vai passar de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55. Isso representa aumento de 15% para 109.532 mil ativos, além dos inativos.

 

PAGAMENTO – II
O pagamento será efetuado na última semana de março, retroativo a janeiro. As categorias que terão direito são Professor II, Professor Educação Básica I e Professor Educação Básica II, titulares de cargo e ocupantes de função-atividade.

 

COMISSÕES – I
Das 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, 25 conheceram seus presidentes na última semana. Partido da oposição e do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL arrematou cinco presidências, entre elas a de Fiscalização Financeira e Controle, que terá a deputada federal Bia Kicis no comando. A CFFC é vista como estratégica pelo PL porque é a comissão responsável por acompanhar de perto as atividades financeiras do governo federal.

 

COMISSÕES – II
Já o PT, do presidente Lula, conseguiu a presidência de quatro comissões, entre elas a de Constituição e Justiça, a CCJ, que tem entre as atribuições analisar se os projetos de lei em tramitação na Casa são constitucionais e eventuais processos de impeachment contra o presidente da República. Dessa forma, as duas bancadas, oposição e situação, comemoram.

 

COMISSÕES – III
A definição dos presidentes de 13 das 14 comissões no Senado evidenciou, segundo os especialistas, que a oposição tem tido dificuldade para se articular na Casa, pois o bloco liderado pelo PL não conseguiu a frente de nenhuma comissão. A articulação petista, neste caso, bateu forte na oposição liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que continua em andanças pelos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima