Requerimento – Câmara requisita laudo técnico sobre a Pedreira do Bongue

A polêmica sobre a interdição da avenida Jaime Pereira motivou o debate entre os vereadores, durante a 11ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13). Eles aprovaram por unanimidade o requerimento 138/2023, do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), que solicita ao Poder Executivo o envio de cópia do laudo técnico sobre a Pedreira do Bongue. A avenida, que margeia a pedreira, está fechada para o trânsito desde o fim do ano passado por causa dos riscos de as pedras se soltarem. A Prefeitura contratou um laudo técnico, que indicou a necessidade de intervenções no local.

Ao discutir a propositura, Trevisan Jr. destacou que a interdição da avenida tem ocasionado problemas para o trânsito no bairro Jupiá, por onde foi feito o desvio. Ele relatou que o asfalto nas principais vias já está destruído e que o maior fluxo tem que ser absorvido por uma avenida estreita, o que gera congestionamentos. Ele contou que esteve na área da pedreira com o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) e ambos constataram que nenhuma pedra bateu recentemente na barreira de proteção e nem nas árvores da encosta.

“Por que então não interdita a via do Jupiá, que já tem 70 buracos? É muita gente naquela região para não se liberar pelo menos duas vias. Vamos ler no laudo qual é a porcentagem do verdadeiro risco. É mais fácil morrer por falta de médico ou por cair em um buraco do que por uma pedra que cair da Pedreira do Bongue”, afirmou. Zezinho Pereira disse que moradores do Jupiá querem se mudar por causa do transtorno. “Não dá para esperar mais um minuto para abrir lá, ficar cozinhando galo no fogo baixo”, colocou.

O vereador Josef Borges (Solidariedade) disse que a interdição é baseada em laudo emitido por geólogos. “O prefeito tem que ter responsabilidade. Se amanhã cai uma rocha daquela, acontece uma catástrofe, o prefeito será responsável”, disse. Ele explicou que a contratação das obras necessárias no local atrasou por falta de um documento da empresa selecionada emergencialmente, mas que outro contrato já foi providenciado. Os vereadores Acácio Godoy (PP), Rai de Almeida (PT) e Cássio Luiz Barbosa (PL), O Fala Pira, cobraram mais agilidade do Executivo em tomar providências.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) criticou a promessa da administração em resolver o problema em vários prazos que não foram atendidos. O vereador Gustavo Pompeo (Avante) lembrou que o problema não é atual e que existiam laudos técnicos que já apontavam a necessidade de intervenções desde que a avenida Jaime Pereira foi duplicada e nada foi feito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima