Personalidades do Axé – Domingo será celebrada a conquista do Dia

No domingo (19), acontece a Ação denominada Personalidades do Axé na E. E. Prof. Eduir Benedicto Scarppari com o intuito de celebrar a conquista do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e reforçar a importância do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

A iniciativa é do Pai Ronaldo De Xangô, apresentador do Programa Falando de Axé da Radio Metropolitana de Piracicaba e o Instituto Afropira que executam ações em conjunto desde 2013. Personalidades do Axé traz como destaque Homenagear Pessoas distintas que atuam na preservação, valorização e disseminação das manifestações culturais de matrizes africanas. Nesta 1ª Edição receberão esta homenagem: 6 (seis) Sacerdotes das religiões de matrizes africana: Mãe Paula, Mãe Luana, Baba Junior, Baba Omidare, Iyá Maria e Babá Sidnei. Além deste momento o evento contará com uma programação riquíssima, iniciando com uma Roda de Conversa entre a ARMAPIR (Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba e Região) com os homenageados; Intervenções Artísticas com Ogan Adriano Rigo e convidados, promovendo um momento de palco aberto contando com os Ogans das casas presentes para apresentação e diálogo sobre a musicalidade de Matriz Africana. Além de Roda com conversa com Professor Sidnei Nogueira Babalorisà – Escritor Palestrante – Digital Influencer Multiartista – Arte-Educador. O evento contará também com Feira Cultural apresentando Artesanato e Culinária Afro.

Além do Pai Ronaldo de Xangô e o Instituto Afropira participam da realização a Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria Municipal de Ação Cultural e o Centro de Documentação Cultura e Política Negra e o apoiam o projeto a ETC Produtora, Super Varejão Dois Irmãos, Bichos Odara RF, Banca de Maria e a Deputada Estatual Professora Bebel.

“Instituir um Prêmio  como esse em nossa cidade é  motivo de orgulho e reconhecimento ao nosso povo, que luta no dia a dia para levar a cultura, a resistência e o Axé dos Órixás,  guias e encantados. É o reconhecimento com poder de fala a essas personalidades!” (Pai Ronaldo de Xangô)

“O Afropira nestes últimos anos atuou com ações pra fortalecer o Dia 21 de Março que até então já trazia uma importância para n[os que atuamos no movimento negro, e agora esta data ganha muito mais força, unindo no mesmo debate combate a discriminação e a intolerância religiosa e fortalece também a parceria do Instituto com o Pai Ronaldo que é o responsável por esta pauta aqui em nossos trabalhos” (Elaine Teotonio criadora do Afropira)

Dia 05 de janeiro de 2023 foi sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Sila, a lei que que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março (Lei 14.519/2023). O projeto original previa que o dia fosse comemorado em setembro, mas o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu que o dia escolhido fosse 21 de março, já que esse dia é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data foi definida em memória a tragédia que ocorreu em 1960, na África do Sul, onde 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do Exército atiraram contra a multidão. 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas, no episódio que ficou conhecido como massacre de Shaperville.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima