Universo feminino – Carmelina expõe ilustrações na Biblioteca

Ilustrações foram produzidas com lápis de cor e colagens de tecidos, rendas e fuxicos. CRÉDITO: Erick Tedesco

 

 

Artista, professora e contadora de histórias propõe múltiplos olhares na mostra que foi inaugurada sábado, 4, e segue até o próximo dia 31

 

Olhar Pela Janela é a segunda exposição que a artista, professora e contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza realiza na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Composta por ilustrações, a mostra foi inaugurada no sábado, 4. Ao longo do mês de março, às quartas e aos sábados, a artista estará presente na biblioteca desenhando e conversando com o público. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita.

A exposição conta com ilustrações no papel, produzidas com lápis de cor e colagens de tecidos, rendas e fuxicos. Os trabalhos remetem ao universo feminino, como explica Carmelina. “Não são desenhos de mulheres, mas sim ilustrações de sonhos, fantasias, desejos do feminino”.

Sobre o tema, Carmelina destaca que tem a ver com descobertas e encantos diários. “Toda vez que abro a janela quando acordo, o sol não é o mesmo de ontem, a árvore ali na frente não é mais a mesma. É como a mulher, que é diferente a cada dia. As ilustrações sugerem olhares diferentes que precisamos ter na nossa vida”.

ARTISTA – Carmelina Toledo Piza é escritora, contadora de histórias e ilustradora de textos. Professora formada pelo Instituto Educacional Piracicabano. Cursou a Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fez Psicopedagogia e mestrado em Educação Comunitária no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), em Americana. Pós-graduou-se em Arteterapia na Universidade Paulista (Unip).

Em 1999, abriu o Espaço para Arte de Contar Histórias, em Piracicaba, onde ensina a arte de narrar aos profissionais da educação, da saúde e de outras áreas. Em 2001, formou o grupo Na Cia. da Tia Carmelina. Lançou os livros Entrou por uma Porta, Saiu por Outra, Quem Quiser que Conte Outra (2003), Caju, uma História de Amor e 7 Encontros, Histórias e Desenhos (2004), Histórias que Amigos Contam (2005), Amor Sempre… Sempre amor (2006) e Passa Balaio Trançado de Sonhos e Conta uma História 2ª Edição (2013) e ilustrou Constelação das Deusas e Mandalas, Nem tão Grande, nem tão Pequena, ambos de 2022, entre outros. Apresenta na Web Rádio Pira Mix o programa Balaio trançado de Histórias. É membro da Academia Piracicabana de Letras.

 

SERVIÇO – Exposição Olhar Pela Janela, de Carmelina de Toledo Piza. De 4 a 31 de março, no hall Dalton Belmudes de Toledo, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333, Centro). Visitação gratuita: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Informações: (19) 3433-3674.

 

—————————————————————————————————————————

 

BOX

Mostra

Martha Watts abre

‘Feito por elas!’

 

O Centro Cultural Martha Watts abre hoje, 8, a exposição “Feito por elas!”, que apresenta pinturas e fotografias feitas por 18 artistas mulheres, nas quais expressam seus sentimentos e sua arte. Mulheres que como tantas outras têm conquistado seu espaço e afirmação diante à sociedade. Qualidade e estética serão apreciadas em trabalhos com diferentes técnicas que possibilitam um novo olhar. A mostra segue até o próximo dia 31, com curadoria de Viviane Gibin e apoio do Shopping Piracicaba e APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).

Completando 20 anos em 2023, o Centro Cultural Martha Watts, inaugurado em junho de 2003 após detalhado restauro, une educação, pesquisa e arte em suas instalações. É um espaço de cultura, memória e história, localizado na região central de Piracicaba, e conta com acervos completos que remetem as histórias de Piracicaba, da educação, do esporte, cinema, do judiciário, literatura e folclore, que caminham paralelamente ao desenvolvimento de Piracicaba. O prédio foi construído em 1884 sendo o primeiro prédio próprio do Colégio Piracicabano, é hoje um dos núcleos históricos e culturais mais valorizados de Piracicaba e região.

APAP – Fundada em 1º de agosto de 1980, a APAP tem como associados artistas plásticos de Piracicaba e região. Com o objetivo de difundir a arte e os artistas, promove eventos, como as exposições anuais Mostra Almeida Júnior, Mostra Primavera, Salão de Arte Contemporânea. Entre outras iniciativas, está a promoção de parcerias com diversos segmentos da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima