Primeira edição do programa aconteceu no Centro Comunitário do bairro Pauliceia/Casa do Hip Hop e recebeu 1812 currículos
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), estreou ontem, 7, o programa Semdettur nos Bairros, iniciativa itinerante que vai percorrer o município oferecendo à população todos os serviços ligados à Pasta. Nesta primeira edição, que aconteceu no Centro Comunitário do bairro Pauliceia/Casa do Hip Hop, foram atendidas 169 pessoas, com a participação de 12 empresas para recrutamento, que cadastraram 1812 currículos.
Conforme os representantes das empresas, as pessoas com perfis compatíveis com as vagas de emprego serão chamadas para finalizar o processo de contratação. Ainda durante o Semdettur nos Bairros de hoje, 40 pessoas buscaram informações sobre os cursos de qualificação profissional ofertados pela Secretaria e outras cinco passaram pelo Banco do Povo, para conhecer as ofertas de microcrédito. O programa Semdettur nos Bairros volta a acontecer nos meses de maio e outubro em local a ser definido.
O prefeito Luciano Almeida compareceu na estreia do programa e se mostrou satisfeito com a presença da população. Ele ressaltou que ações como essa diminuem a dificuldade de locomoção das pessoas em busca de oportunidade de emprego. “A Prefeitura tem que chegar mais perto dos bairros, com ações conjuntas envolvendo também a Cultura, Saúde, Educação. É assim que vamos atuar daqui para frente”, afirmou.
Titular da Pasta, José Luiz Guidotti Júnior disse que o Semdettur nos Bairros foi uma estratégia encontrada pela Secretaria para ofertar os serviços disponíveis no prédio do Centro Cívico agora mais próximos das pessoas e de suas necessidades. “Hoje trouxemos uma série de oportunidades aqui para a Pauliceia, com o intuito de torná-las ainda mais conhecidas pela população”, frisou o secretário.
Ubirajara Sabino, o Bira, coordenador da Casa do Hip Hop, elogiou a postura da Prefeitura de levar os serviços públicos até a comunidade. Ele lembrou que com a pandemia da Covid-19 a situação econômica de muitos piorou. “Iniciativas como essas têm que acontecer mais vezes, porque movimentam as empresas da cidade em direção à periferia, com a possibilidade real de contratação para início imediato”, destacou.
PARTICIPAÇÃO – Paula Borges Simões de Oliveira, 37, moradora da Pauliceia, disse que trabalhou na Caterpillar por 14 anos e agora, desempregada, tenta buscar uma recolocação profissional na área administrativa. “Gostei da iniciativa do programa Semdettur nos Bairros, porque aqui consegui entregar vários currículos, inclusive para empresas que não conhecia. Fiquei animada, porque uma delas já disse que iria me chamar para uma entrevista”, destacou.
Em busca de uma vaga na área de segurança, Valdir Alves Pinheiro, 48, morador da Vila Cristina, disse que ficou sabendo do evento por intermédio da irmã que mora na Pauliceia. “Aproveitei a oportunidade e deixei o meu currículo em todas as empresas que estão aqui. Agora é aguardar”, disse.
Kelly Santana, da área de Recursos Humanos do Supermercado Assaí, confirmou que a empresa ofereceu 14 vagas de emprego para diversas funções para a unidade do Nova América. “Aqui fizemos a triagem inicial e já convocamos dez candidatos para uma segunda etapa do processo seletivo”, contou Kelly.