Pandemia – Saúde imuniza 110 pessoas contra a Covid no Lar Betel

A Prefeitura de Piracicaba segue com ações de ampliação da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Além do agendamento pelo VacinaPira, para pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos, com a dose adicional da Pfizer Bivalente, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), deu início à imunização de moradores e funcionários das ILPIs (Institutos de Longa Permanência de Idosos) do município sem necessidade de agendamento. A primeira instituição atendida foi o Lar Betel, no sábado, 04/03, onde foram aplicadas 110 doses do imunizante. Até domingo, 5, a cidade já havia aplicado 3.967 doses da vacina bivalente.

Para Maria Neusa Rosa Lopes, de 67 anos, moradora do Lar Betel, receber mais uma dose da vacina é muito importante para manter a saúde em dia. “Se não fosse a vacina nós ainda não poderíamos receber visitas aqui. Ficamos muito tempo sem ver nossa família e amigos pessoalmente, era tudo por vídeochamada no celular”, disse. “Eu recomendo que quem pode, faça o agendamento e receba a vacina, é muito importante. Antes da vacina eu fiquei muito doente pela Covid-19, fiquei internada por 30 dias no Hospital Regional, onde fui muito bem atendida e só tenho a agradecer a equipe de saúde. Por isso, não é hora de brincar e sim de se vacinar”, reforçou Maria Neusa.

A médica assistencial do Lar Betel Adriana Pitanga lembrou do “caos” que a pandemia trouxe aos idosos da instituição. “Foi aqui que registramos um dos primeiros casos de Covid-19 na cidade, tivemos grandes perdas em pouco tempo e a situação traumatizou a nossa equipe, não sabíamos o que fazer para evitar a doença, foi um quebra-cabeça difícil de ser montado. Fizemos isolamento dos idosos para evitar grandes contaminações, contamos com apoio da VE e de outros parceiros e até chegamos a alugar um hotel para separar os doentes de Covid-19 no Lar com os que não estavam contaminados, medida que ajudou bastante até a chegada da vacina”, contou.

A médica fez questão de enaltecer a importância da vacinação nos idosos. “Se não fosse a vacina não dá para imaginar o que seria de todos nós aqui. Para você ter ideia, ano passado tivemos apenas cinco casos de Covid-19 em nossos residentes, nenhum precisou de cuidado hospitalar e nem teve gravidade. Esse resultado é da imunização realizada nos idosos que aqui residem. Com este novo reforço estamos nos sentindo mais seguros”, disse Adriana.

Jair Pinto de Moraes, de 68 anos, reforça a importância de receber a vacina. “Temos que agradecer a Deus pelas vacinas. Estou muito feliz de poder receber mais uma dose. Me sinto mais seguro assim e recomendo que todos se vacinem”, completou ele que está há dois anos no Lar Betel.

Aos 64 anos, Francisco de Assis da Silva, morador do Lar há quase três, ajudava as equipes durante a imunização do último sábado, 04/03. O artesão afirmou que ajudar é gratificante, principalmente quando é para um bem coletivo e saúde de todos. “Sempre fui bem acolhido aqui no Lar e minha forma de agradecer é ajudar sempre que posso e o Lar me dá essa oportunidade. Quando cheguei aqui, ainda estávamos no auge da pandemia, muitas restrições. Quando a vacina chegou fiz de tudo para incentivar os colegas e hoje podemos dizer que estamos vivendo numa situação mais normal, tudo isso graças à vacinação”, disse.

A Secretaria de Saúde informa que as equipes da VE visitarão todas as ILPIs da cidade para realizar a imunização deste público. Além disso, é importante lembrar que ainda há doses disponíveis da vacina Pfizer Bivalente para agendamento pelo site www.vacinapira.piracicaba.sp.gov.br; podem agendar idosos acima de 60 anos; pessoas imunossuprimidas com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, desde que tenham um intervalo de 4 meses da última dose recebida e tenham, no mínimo, o esquema primário completo (1° e 2° dose).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima