Caldeirão Político

PODEROSO
O presidente do Banco Central do Brasil (BC) virou mesmo todo poderoso. E o presidente Lula (PT) precisa articular o Congresso Nacional para mudar isso, já que os juros estão nos quase 14 por cento na Celic e o neto de Roberto Campos acha que não é preciso nem debater o assunto. É mole?

 

ANONIMATO
Colaboradores desejam ver publicações das mais diferentes e diversificadas nesta coluna. E pedem o anonimato. Sim, este existe; mas a coluna necessita dos detalhes, de onde vieram as informações. O Capiau, no mínimo, precisa da informação e de quem partiu a informação. Só fofocar, aleatória e desonestamente, é coisa de fake news.

 

AUDIÊNCIAS — I
Em sessão camarária do dia 02 passado, o vereador Zezinho Pereira (União Brasil) fez uso da palavra para falar que os secretários não o atendem e, se continuar assim, fará uma convocação para audiência pública e, daí, responderem as suas questões. Faz parte da política.

 

AUDIÊNCIAS — II
As audiências públicas estão se tornando tão comuns, que, dias desses passados, este idoso e cansado Capiau foi acompanhar uma delas pelas redes sociais e apenas três pessoas on line. Até a repercussão na internet já se discute. Mas faz parte, difícil se não houvesse um seguidor sequer.

 

AUDIÊNCIAS — III
Salvo as Audiências Públicas determinadas em lei, a maioria é sem tanta relevância, ou interesse, senão, para dar palanque ao vereador proponente. Mas, nos tempos atuais, a população não se interessa, salvo este Capiau e outros dois que acompanhavam, provavelmente assessores políticos.

 

BANALIZAÇÃO
Se as audiências públicas estão assim, já dá para imaginar a banalização dos pedidos de vereadores para os secretários. Esse idoso e cansado Capiau imagina os secretários podem, ou não, deixar de atender alguns vereadores. Semanas atrás, o vereador Paulo Henrique (Republicanos) disse que não tem medo nem do diabo, muito menos teria medo de secretários, em uma referência a um secretário que não atendeu sua ligação imediatamente. Cristãos não têm medo do diabo, com certeza.

 

MEIOS
O vereador, legitimo representante do povo, não precisa ligar para secretário e fazer pedido, muito menos ligar a todo momento. É o comentário entre os secretários, pois, para isso, há requerimentos, indicações, solicitação 156, e agendamento de reuniões para tratar de assuntos programáticas. A ação política depende, claro, de cada um.

 

ROTARY
O primeiro Rotary Club brasileiro foi fundado no Rio de Janeiro no dia 28 de fevereiro de 1923 e está comemorando 100 anos de atuação no País. O Rotary é uma rede global de líderes comunitários que trabalham para promover mudanças nas comunidades carentes do mundo todo, e já investiu cerca de US$ 73 milhões – o equivalente a R$ 380 milhões – no Brasil ao longo deste período. Capiau cumprimenta todos os rotarianos.

 

HOMENAGEM — I
O Secretário de Cultura, Carlos Alberto Beltrame, o diretor do Salão do Humor, Júnior Kadeshi e a chefe da movimentação Cultural Zetti Araújo estiveram no último domingo (5), em São Paulo, representando a Administração, durante o velório do cartunista, chargista e caricaturista Paulo Caruso. Eles foram prestar uma última homenagem à Caruso, que sempre teve o seu nome intimamente ligado ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba desde as primeiras edições do evento, ainda na década de 1970.

 

HOMENAGEM — II
Além de participar com obras na mostra principal, Caruso também foi júri e presidente do Salão Internacional do Humor de Piracicaba. Carlos Beltrame disse que o legado irreverente do cartunista será lembrado pela eternidade. O cartunista Jaguar, ao saber da morte do amigo, disparou uma frase que ainda reverbera pelo meio artístico e político: “Quando um cartunista morre os canalhas comemoram”, disparou Jaguar.

 

SÓ O TEMPO…

Essa foto ajudou a mudar a história eleitoral de Piracicaba em outubro de 2020. Nela, estão o vereador Serginho Settem, então presidente do União Brasil; Gabriel Ferrato, candidato a vice; Edvaldo Brito, do Avante; Luciano Almeida, então candidato a prefeito; Bruno Guimarães, então do Patriotas hoje PTB; Laércio Trevisan, do PL, e Gustavo Pompeo, vereador do Avante. Bruno permanece como comissionado da Prefeitura. Os demais apoiadores, neste princípio de 2023, vão saindo de fininho de perto de Luciano, que continua sem partido definido. O que faltou da antiga convivência? Diálogo? Paciência? Ou confirma que política é como as nuvens: ora de um lado de um jeito; ora de outro lado de outro jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima