Mês da Água – Prefeitura inicia programação especial

O prefeito Luciano Almeida disse que produção, reservação e qualidade, são fatores fundamentais para a questão da água

 

 

A Prefeitura de Piracicaba, em parceria com diversas instituições locais e regionais, realizou ontem, 3, no auditório do Museu da Água, o evento de abertura do Mês da Água, com mesa redonda sobre o tema Ações locais e regionais para a gestão das águas. Estiveram o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Alex Salvaia, a secretária de Agricultura, Nancy Thame, e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Artur Costa Santos, além do vereador Josef Borges (Solidariedade), representando a Câmara Municipal.

“Quando falamos sobre água, temos que pensar em várias coisas, mas, principalmente, em produção, reservação e qualidade, que são fatores fundamentais. E o poder público tem buscado atuar e garantir a produção e o tratamento, e a preservar as nascentes, lençóis e a capacidade de volume dos rios. Na qualidade, temos enfrentado um problema com a captação porque a qualidade da água que captamos dos rios é baixa. No caso da reservação, temos trabalhado na questão do combate às perdas, que também é um desafio. Por isso, pretendemos contratar o Plano Diretor de Saneamento do Município e, partir disso, desenvolver um projeto a longo prazo para poder resolver a questão das perdas e para a melhoria da qualidade. Também estamos discutindo a viabilidade da construção da barragem em eixo do rio Corumbataí e, talvez, mais uma pequena Barragem dentro do município, como garantia de água para os próximos anos”, disse Luciano Almeida.

PROGRAMAÇÃO –As instituições realizadoras do Mês da Água são Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Simap), Educação (SME), Agricultura (Sema) e Cultura (Semac), Semae, Águas do Mirante, Pira 21, Piracicaba Ambiental, Esalq/USP (por meio Grupo de Estudos e Práticas para o uso racional da Água(GEPURA), USP Recicla, Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Nas Nuvens Turismo, Fundação Florestal, Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Colégio Cotip, SOS Rio Piracicaba, Pira no Plogging, Agência PCJ, Comitês PCJ e Consórcio PCJ. As atividades podem ser conferidas no https://neasimap.wixsite.com/educacaoambiental.

O Mês da Água foi desenvolvido para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22/03. Com o slogan “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação segue o tema escolhido pela ONU para o ano de 2023 e procura atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima