Ensino – Manifesto por uma Universidade Federal em Piracicaba ganha força

 

 

Em menos de 24 horas, manifesto lançado na tarde desta quinta ultrapassou a marca das 600 assinaturas; lançamento foi na quinta

 

A reação de adesão da comunidade piracicabana e regional ao manifesto pela criação de novas instituições de ensino superior públicas, lançado na última quinta-feira, 02, na Câmara Municipal de Piracicaba pode ser comprovada pelos números já atingidos no site change.org – no qual é possível assinar ao manifesto e verificar o volume de adesões já feitas.

Em 24 horas, o manifesto recebeu mais de 650 novas adesões. A grande maioria daqueles que reforçam o movimento é de piracicabanos que cursaram a UNIMEP ou que foram ou são professores universitários e educadores em atividade.

O manifesto ao qual se pede a adesão coletiva deixa claro que se trata de uma reação ao vazio deixado pela progressiva diminuição e esvaziamento da UNIMEP – que, durante décadas, se constituiu como uma das principais responsáveis pela formação de novas lideranças, mão de obra qualificada, profissionais que hoje ocupam cargos de destaque na cidade e região (além de, com sua proposta de educação diferenciada e crítica, ter tido efetiva influência na política local e nacional, na criação e manutenção de espaços culturais, esportivos e de organização comunitária).

 

Nesse sentido, o manifesto define como sua proposta a implementação de uma universidade federal na cidade de Piracicaba ou ainda a expansão dos campi de ensino universitário público já existentes, lembrando, ainda, da possibilidade que isso ocorra servindo-se do campus (colocado à venda) Taquaral da UNIMEP, dada sua excelência e particularidades de suas instalações. Na mesma trilha, é necessário deixar claro que o movimento e manifesto não pleiteiam a “estatização” da UNIMEP – pelo contrário. A proposta é que uma nova, e pública, universidade possa se instalar em Piracicaba a fim de que se preencha o vazio deixado pela instituição metodista.

 

Contando com o apoio imediato do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e do presidente da Câmara Municipal, Wagner Alexandre de Oliveira – e com o apoio de ex-prefeitos da cidade e de deputados estaduais ligados ao município, o manifesto deverá agora buscar apoios regionais, especialmente nas cidades que constituem a região metropolitana.

 

Um prazo de 30 dias foi fixado para a busca de assinaturas que fortaleçam o movimento e consigam defini-lo como algo apartidário, reflexo das aspirações de várias cidades e suas comunidades. A intenção é que, findo este prazo, o projeto seja encaminhado e apresentado a autoridades federais e estaduais, já numa outra etapa de articulação técnica e política.  A adesão ao manifesto pode ser feita acessando-se diretamente https://chng.it/jMW7zFnqm8 .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima