Mauricio Picazo Galhardo

VACA LOUCA
Diante da confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem adotando todas as providências governamentais para o mercado de carnes brasileiras. Foi feito o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e as amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.

 

EMBAIXADOR
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em reunião realizada para prestar todos os esclarecimentos sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo governo brasileiro para monitoramento do caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) confirmado em um animal no município de Marabá (PA).

 

CONAB
O deputado Zé Silva (SD-MG), coordenador da Comissão de Agricultura Familiar da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentou à Presidência da República uma requisição de desvinculação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dos órgãos do governo federal e a sua transformação em Agência de Inteligência do Agro Brasileiro. Segundo o parlamentar, a Conab cumpre papel social fundamental, especialmente no suprimento de alimentos aos segmentos mais carentes da população.

 

MILHO
Denominada como “safrinha”, a Segunda Safra de milho no Brasil vem deixando o diminutivo de lado e se prepara para bater o seu recorde de produção, ultrapassando as 120 milhões de toneladas – número que ainda depende do desempenho da Segunda Safra, mas que correspondente a 72% da produção nacional. O dado foi apresentado na abertura da sétima temporada do projeto Mais Milho, que reuniu especialistas e autoridades do agronegócio brasileiro.

 

BOAS CONDIÇÕES
Segundo o monitoramento dos cultivos de verão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as lavouras se encontram em boas condições de desenvolvimento na safra 2022/2023, com exceção do Rio Grande do Sul, parte da Bahia e de Minas Gerais. Ainda de acordo com o estudo, a safra atual está evoluindo de forma similar ou acima da média nos principais estados produtores do país, o que indica um bom potencial produtivo das lavouras de soja e milho primeira safra.

 

CLIMA
A produção de feijão no Brasil terá de crescer em torno de 44% – aproximadamente 1,5 milhão de toneladas a mais do que é produzido hoje – por volta do ano 2050, para atender à demanda pelo produto. Esse incremento deverá ocorrer em um cenário adverso para as lavouras, do ponto de vista do clima, levando em conta dados estipulados a partir do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas (ONU).

 

ENTREVISTA
O secretário Antonio Junqueira foi o entrevistado da segunda edição do Jornal da Manhã, da TV Jovem Pan News. Entre os temas abordados destaque para regularização ambiental e invasões de terras ocorridas na região de Presidente Prudente na última semana. O secretário citou a lei que institui o Programa Estadual de Regularização de Terras, que autoriza o Governo do Estado a celebrar acordos administrativos ou judiciais para a regularização fundiária em terras públicas devolutas, conhecida como Lei da Paz, que foi sancionada em julho de 2022.

 

FAPESP
O cotidiano da quarentena iniciada em 2020, com a chegada da COVID-19, é tema da exposição “Retratos do Confinamento”, em cartaz na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (BCo-UFSCar) até 3 de março. A mostra reúne fotografias que formam uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes na vida das pessoas. Como fruto de uma construção coletiva entre membros da comunidade UFSCar e colaboradores externos, brasileiros e estrangeiros.

 

PALESTRA
Biólogo do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Dr. Rodrigo Giglioti, ministrou palestra no GHTM- Global Heealth £ Tropical Medicine no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O tema da palestra “Análise transcritómica da resistência e/ou suscetibilidade de bovinos de corte de diferentes grupos genéticos á infecção por Babesia bovis” apresentou dados do seu projeto de pesquisa financiado pela FAPESP. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima