VIGILÂNCIA
Diante da recente confirmação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) em aves silvestres na Argentina e no Uruguai, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou que o Brasil continua livre da doença, mas está aumentando o status de vigilância. A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres.
MAIS INTEGRIDADE
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) fez a entrega, do Selo Mais Integridade 2022/2023 para empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. A cerimônia foi no auditório da Apex-Brasil e transmitida pelo canal do Mapa no Youtube. Foram premiadas organizações do setor agropecuário, sendo que 11 receberam a premiação pela primeira vez, representada pelo Selo Verde, e 16 alcançaram a renovação do certificado, representada pelo Selo Amarelo.
PLATAFORMA
O Observatório da Agropecuária Brasileira lançou a Plataforma de Relatórios Dinâmicos com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários que buscam informações sobre a agropecuária brasileira. Dentro da nova página, é possível adquirir dados compilados, de maneira agregada e descomplicada, com a utilização de filtros e com a possibilidade de realizar consultas por localidade e período.
REORGANIZAÇÃO
As recentes mudanças no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi um dos assuntos tratados na reunião ordinária da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Os deputados e senadores da bancada abordaram, também, a suspensão das linhas de financiamento do agro pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e demais medidas provisórias que devem impactar o setor.
ORGÂNICOS
As medidas de isolamento social implementadas durante a pandemia acabaram por afetar diversos setores da economia em todo o mundo. Neste cenário, o segmento dos orgânicos foi um dos mais atingidos pelos reflexos da crise global. “Os alimentos orgânicos perderam mercado, inclusive na Europa. No Brasil, empresas que detinham uma parcela elevada no mercado mundial de açúcar orgânico, por exemplo, também foram prejudicadas”, afirmou a diretora da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Sylvia Wachsner.
SETOR LEITEIRO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou as pautas prioritárias do setor leiteiro e debateu o atual cenário da atividade, durante reunião com a deputada Ana Paula Leão (PP-MG), em Brasília. Os representantes da CNA traçaram um panorama da produção leiteira e falaram sobre os desafios para os produtores, como a alta dos custos de produção que têm prejudicado o setor, provocando um déficit de mais de 1,4 bilhão de litros na captação de leite.
AGRISHOW 2023
O mapa oficial da feira da Agrishow foi apresentado, pelos representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, para o secretário de Agricultura, Antonio Junqueira. Considerada a maior feira de tecnologia agrícola do mundo, a edição deste ano, acontecerá de 01 a 05 de maio, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. De acordo com os dados oficiais, a feira reuniu, em 2022, mais de 800 marcas expositoras, 193 mil visitantes.
MUNICIPIO AGRO 2022/23
Inovar a gesta?o e a forma de atuac?a?o da Secretaria de Agricultura e Abastecimento junto aos munici?pios, acrescentando um conceito por mérito, moderno e transparente, ampliando o acesso aos serviços essenciais à população rural. Esses são os objetivos do Programa Município Agro – Ranking Paulista, implementado pelo Governo do Estado de São Paulo como instrumento de promoção de cidadania no campo e desenvolvimento rural sustentável.
RECUPERAÇÃO
Conscientizar os pequenos produtores quanto ao reflorestamento e recuperação das áreas degradadas e incentivar a regularização ambiental das propriedades são ações sempre importantes. Em Pardinho foi realizado o primeiro evento destinado a esse tema na região, uma iniciativa do Sistema FAESP/SENARSP-SP e do Sindicato Rural de Pardinho. O Seminário “Recuperação de Áreas degradadas” reuniu produtores rurais para um ciclo de palestras no Sítio Tainã. (Com informações de assessorias)
Email: [email protected]