Na quinta-feira, 26, o grupo de Terapia Ocupacional da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dorothea iniciou as aulas de artesanato com a técnica do fuxico. Mulheres de diversas idades, pacientes da unidade, vão se reunir quinzenalmente para participar das atividades gratuitas.
De acordo com as idealizadoras da ação, as agentes de saúde Gislaine Souza e Edna Tito, a ideia surgiu durante as visitas realizadas nas residências dos moradores. “Nessas visitas, é comum conversamos sobre ideias e formas de ajudar a comunidade com trabalho voluntário e também algo que contribua com a socialização”, contaram.
Neste primeiro encontro, as voluntárias Rosana de Lima e Ariane Aparecida de Oliveira passaram um breve relato sobre a técnica de artesanato na qual são produzidas rosetas feitas em tecido usadas para aplicar em roupas, toalhas, bordados e diversas peças. Tanto as aulas quanto os materiais são totalmente gratuitos.
Mais do que aprender algo novo, a aposentada Ana Alice da Silva, de 62 anos, disse que os encontros devem ajudá-la com os problemas de depressão. “O neurologista disse que eu preciso mudar minha rotina. Que eu preciso ter mais paciência e fazer atividades diferentes. Acho que essas aulas vão me ajudar de alguma forma”, contou Ana.
As amigas Regina de Matos Morais e Aparecida de Lima Souza, ambas com 72 anos, não conheciam o fuxico. “É a primeira vez que vejo isso, porque na verdade eu só conheço o bordado ponto cruz”, disse Regina. “Eu sempre gostei de bordar, fazer tricô e crochê, mas fuxico é a primeira vez. Acho interessante aprender coisas novas e ter esse momento de amizade”, ressaltou Aparecida.
CAMINHADAS – Além das aulas de artesanato quinzenalmente, às 14h das quintas-feiras, as agentes de saúde da UBS Dorothea darão inicio na segunda-feira, às 7h30, às caminhadas com os pacientes que tiverem interesse. “Vamos caminhar todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com saída às 7h30 daqui da UBS. A atividade é aberta a todos os públicos, de todas as idades”. Mais informações: (19) 3481-9309
Fotos: Daniella Oliveira