Caldeirão Político

CENTRO
Na corrida eleitoral para 2024, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) — que está preparando o lançamento de um novo livro sobre temas locais, especialmente em torno de políticas públicas — é o destaque da “centro-direita-esquerda”. Aliás, o PSDB local já está com convenção marcada e o recado é para que o ex-prefeito seja eleito presidente. O prefeito Luciano Almeida (sem partido) vai pela direita, a deputada Professora Bebel (PT) vai pela esquerda.

 

BRITO
O empresário Edvaldo Brito (Avante) continua firme no propósito de “colaborar com a cidade” e não ocupar cargo público. Afirmou a este Capiau que “sou da iniciativa privada”, e que o que fizer na Prefeitura é pensando numa cidade cada vez melhor, acreditando no trabalho do prefeito Luciano Almeida (sem partido).

 

TEMER
O ex-presidente Michel Temer (MDB) distribuiu uma nota — o presidente local do partido, André Augusti está enviando pelas redes sociais sem parar — em que faz um alerta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Recomendo ao presidente Lula que governe olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia e pregando a paz”.

 

LAR – I
Na tarde de ontem, 26, a Prefeitura emitiu uma nota à imprensa em que detalha o recebimento – por meio da Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) — de denúncias sobre violações dos direitos dos idosos que residem no Lar dos Velhinhos. As informações foram apresentadas pelo Conselho Municipal do Idoso e da Assistência Social e pela Comissão de Moradores do Lar dos Velhinhos.

 

LAR – II
O Executivo explica que, em posse das denúncias, a Procuradoria-Geral apresentou representação no Ministério Público, requerendo a apuração dos fatos denunciados. “A fim de possibilitar a investigação, requereu a intervenção judicial da instituição com vistas a resguardar os direitos fundamentais dos idosos atendidos pelo Lar”, explica. Já o Ministério Público, ao receber a representação, ajuizou Ação Civil Pública, com o pedido de afastamento de toda a diretoria.

 

LAR – III
Ainda na nota distribuída à imprensa, a Prefeitura detalha que durante reunião em 28 de dezembro do ano passado, “na qual encontravam-se representantes do Ministério Público, o Procurador-Geral do Município, a titular da Smads, dois diretores do Lar dos Velhinhos e dois advogados que a representam”, informa, foi firmado um acordo para suspender o processo por 180 dias, “período suficiente para que seja feita auditoria e a substituição do presidente, o que de fato ocorreu.”

 

LAR – IV
Além de resguardar os direitos dos idosos atendidos – continua a Prefeitura, ainda na nota –, o pedido de intervenção do Executivo ao MP também objetiva garantir que a instituição, “que a Administração reconhece como de valor inestimável para o município”, pontua, continue desempenhando seu papel, acolhendo e cuidando dos idosos que a procuram.

 

LAR – V
A Prefeitura ainda informa que tem prestado apoio e solidariedade a todos os idosos que vivem no Lar dos Velhinhos e também àqueles que são atendidos pelo poder público. Atualmente, a Prefeitura conta com 130 vagas disponibilizadas para o atendimento de idosos no município, decorrentes de chamamento público realizado há cinco anos.

 

LAR – VI
A Smads acompanha o processo por meio da Comissão de Monitoramento e Avaliação e pelo setor de Gestão de Fundos, que verifica os dados de atendimento, além do departamento de Proteção Social Especial, que se reúne periodicamente com a equipe de trabalho do Lar dos Velhinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima