ESTADISTA — I

Para a deputada estadual Professora Bebel, também presidenta da Apeoesp e vice-presidenta estadual do PT, com Lula na Presidência do Brasil, o Brasil voltou a ser governado por um estadista, que tem preocupação com toda população brasileira, mas especialmente com quem precisa da atenção especial do Estado. Bebel fala como a principal liderança do Partido dos Trabalhadores em toda região e o governo Lula tem diversos ministros com quem mantêm estreita relação. Interlocutora de primeira grandeza!

 

ESTADISTA — II

A festa de posse do presidente Lula (PT) e do seu vice Geraldo Alckmin (PSB) foi ótima, emocionante, alegre, com milhares de pessoas e discursos dos mais significativos, bem redigidos, numa expressão tranquila de que, no Palácio do Planalto, domingo, estava a “síntese do Brasil”. Foi ótimo, mas os bolsonaristas — que respeitamos — acham que não e que o bom mesmo foi o papelão que fez o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Boa viagem.

 

FELIZ 2024

Eita… o Capiau não endoidou ainda, não. Só está arriscando alguns prognósticos para a sucessão municipal do ano que vem, que vem sendo tecida desde as eleições de outubro do ano passado, cujos resultados apontam cenários para o próximo pleito. As vitórias expressivas do ex-presidente Jair Bolsonaro e do recém-eleito governador Tarcisio de Freitas, em Piracicaba, indicam que o eleitorado piracicabano tem se comportado, nas últimas duas eleições majoritárias para os governos de Brasília e São Paulo, com posturas de direita (extrema?) na cidade. Prevalecerão?

 

NOVO PARTIDO — I

Há quem atribua o dobro de votos a Bolsonaro e Freitas na cidade, em função da postura tomada, na undécima hora, pelo prefeito Luciano Almeida, que decidiu apoiá-los aos 45 do segundo tempo, fazendo com que ambos tivessem o dobro de votos de Lula na cidade. Pode ter sido… ou não… Luciano determinou a interlocutores que no dia 29 de janeiro anunciará seu novo partido.

 

NOVO PARTIDO — II

Luciano Almeida tem se aproximado bastante de Gilberto Kassab (PSD), de quem já esteve bem próximo, que comandará a agenda do novo governador. Mas tem aberto as portas para conversar com representantes de outros partidos que o procuram, como o caso recente de um prefeito da região e o presidente de um partido com quem tomou cafezinho antes do final do ano.

 

SÉQUITO

Mas o séquito que o acompanhará nas próximas eleições está pré-definido, com a companhia do PV de Nancy Thame; do PL de Laércio Trevisan Jr. e Alex Madureira; do Avante, de Edvaldo Brito e Gustavo Pompeo; o PTB, de Bruno Guimarães, partidos e atores políticos que foram decisivos para a sua vitória em 2020. Outros virão em seu apoio ou a Junior Guidotti, também sem partido, o candidato que, por enquanto, tem sido o mais bem sucedido de sua administração.

 

DEMARCANDO

Também estão demarcando o terreno sucessório a ex-candidata pelo PDT, hoje no PSD de Kassab, Carol Angeleli e, deixando livre para Max Pavanelo, do PDT, a possibilidade também de concorrer ao cargo. Dos lados dos Patriotas, com o vereador Fabricio Polezi e a advogada Erica Gorga, por enquanto, nem sinal amarelo, nem vermelho, para as conversas. PP, PR, Novo e Solidariedade, por enquanto, sem pretendentes.

 

ALINHANDO

A coronel Adriana Sgringeiro começa a frequentar os cafezinhos do ex-prefeito Barjas Negri. Com a situação local do União Brasil ainda indefinida, flerta com a possibilidade de acompanhar o ex-prefeito, que, depois da desidratação do seu velho PSDB, por sua vez, começa a mandar juras ao vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB. Certamente, sem a anuência do presidente local do partido, Mário Neto.

 

CERTEZAS?

Cansado de ler o mesmo livro das eleições locais há muitos anos, este Capiau arrisca uma quase certeza. Serão candidatos, em 24, Luciano Almeida, Barjas Negri  e Wilson Trindade… E mais alguém da esquerda piracicabana que, com a reeleição da deputada estadual Professora Bebel (PT) e volta de Lula ao Palácio do Planalto, ganhou mais força do que pensam os bolsonaristas de plantão e também os decepcionados com o capitão, em andanças pela Flórida, EUA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima