Caldeirão Político

SINTONIA
Em reunião extraordinária terça (20) da Câmara Municipal, o bloco que elegeu a nova Mesa Diretora — a base de apoio ao prefeito Luciano de Almeida — já mostrou total sintonia com a administração municipal. Os seis projetos enviados em caráter de urgência foram aprovados com folga, mesmo havendo discussões acaloradas, como o que criou a nova secretária Semughet, extinguindo a Emdhap e o Ipplap, e o projeto de novas regras de resíduos para condomínios.

 

DESPEDIDA
Foi também a sessão de despedida do vereador Josef Borges (SD) como líder do governo. Ele estava bem leve e tranquilo, levou o filho para acompanhar as votações extraordinárias. Josef estava tão alegre que, em troca de elogios com a vereadora da oposição Rai de Almeida (PT), chegou a lançá-la candidata a prefeita em 2024.

 

RISOS
Claro que não faltaram risos no plenário, inclusive da própria vereadora Rai de Almeida (PT), que, em tom de brincadeira, num bom humor, disse que, se for candidata, já contaria com o voto do que, então, “ainda líder de governo”, que é Josef Borges (SD).

 

MUDANÇAS
O ano de 2023 promete mudanças no Poder Legislativo, já com a nova Mesa Diretora, eleita dia 15 passado, assim como já se especula quem será o novo líder do Executivo na câmara. Alguns nomes já circulam, como, por exemplo, o da vereadora Ana Pavão (PL) e Anilton Rissato (PAT).

 

EMENDA
Presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia, Rai defendeu as emendas apresentadas por essa Comissão ao projeto do Executivo sobre o Fundo Municipal de Educação. Debatidas previamente com os secretários, as emendas foram aprovadas pelos nobres edis. Milagres de Natal também acontecem por aqui – e a Comissão de Redação e Justiça teve derrubado o parecer contrário dado por ela às emendas. Ao final da sessão, que foi para lá de extensa, Rai também emplacou a aprovação de mais uma emenda em outro projeto do Executivo, que versava sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba. Natal traz um clima sereno, sim.

 

LATIM
Habilidoso com as palavras e nas articulações, o nobre vereador Paulo Campos (PODE), ínclito conhecedor e operador do Direito, ao também elogiar a vereadora Rai por sua atuação durante a sessão, não deixou para depois a oportunidade de ensinar aos presentes mais uma clássica expressão latina e disse à vereadora: “Ex Tunc. Ex Nunc” (com e sem efeito retroativo).

 

NAMORO
Antevendo o ano que se inicia, no qual assumirá a cadeira da Presidência da Câmara, o vereador Wagner Oliveira (Cidadania) – também sempre econômico em gentilezas à vereadora Rai – entrou na brincadeira e propôs que ela entre para a base. Seria um convite para namoro? Não houve resposta, é claro. Mas este Capiau, idoso e cansado, já sabe que aí não vai dar namoro, não. Quem sabe amizade. O Natal é assim. Wagnão foi eleito presidente da Mesa Diretora com 13 votos.

 

TRILHOS
Na área partidária, o presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) local, André Augusti, tem tranquilidade quanto ao exercício partidário para 2024. “Estamos nos trilhos”, garante o jovem empresário, que assumiu a legenda por circunstâncias eleitorais, mas que deu bom resultado nas substâncias que o presidente de hora, Michel Temer, quer para os emedebistas. E, aliás, como tem feito o presidente do Diretório Nacional, deputado federal Baleia Rossi.

 

ELOGIOS — I
O secretário municipal de Governo, Carlos Beltrame, elogiou os trabalhos realizados pelos vereadores, ao ocupar a Tribuna “Maria Benedita Pereira Penezzi” na 30ª reunião extraordinária, realizada nesta terça-feira (20). Ele parabenizou os vereadores pelas “discussões democráticas” na Casa de Leis, além de agradecer aos que votaram favoravelmente aos projetos do Executivo.

 

ELOGIOS — II
O secretário elogiou o trabalho da Mesa Diretora ao longo do biênio 2021/2022 presidida por Gilmar Rotta (PP), descrevendo-o como “sério, competente e democrático”. Em sua fala, Beltrame desejou, ainda, uma gestão “séria e profícua” aos novos membros da Mesa Diretora eleita para o biênio 2023/2024, cujo presidente será Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão. “O Executivo está junto nesse momento para o que precisar”, disse, sempre educado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima