São Pedro participa da Semana Mobilização Estadual das Arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, de 21 a 26 de novembro, com o principal objetivo de envolver o maior número de pessoas no combate ao mosquito Aedes aegypt, que causa, além da dengue, a chikungunya e zika vírus.
Todas as equipes de Saúde da Família vão intensificar as visitas durante a semana, com abordagens e orientações para o combate ao Aedes aegypti. As equipes também vão desenvolver junto às escolas de suas áreas de atuação ações para orientar as crianças sobre o combate ao mosquito.
Os Cemitérios também estão no foco do combate. Os locais serão visitados na quarta-feira.
Um mutirão de orientação e ação mecânica – com retirada de pequenos materiais inservíveis – está planejado para o dia 25 de novembro no Recanto das Águas, bairro que acumula o maior número de casos em São Pedro. Esta ação será realizada pelas equipes de Saúde da Família do São Dimas e pela equipe de Endemias.
Até o dia 21 de novembro, São Pedro registrou 272 casos positivos e 359 negativos de dengue.
SINTOMAS – Entre os sintomas da dengue estão febre alta (acima de 38,5 º C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
Para evitar os criadouros, as recomendações incluem eliminar os pratos dos vasos de plantas; manter a caixa d’água bem fechada e realizar limpeza regularmente; descartar pneus em locais adequados;retirar dos quintais objetos que acumulam água, como potes e garrafas e manter materiais para reciclagem em sacos fechados e locais cobertos.