Mauricio Picazo Galhardo

EXPORTAÇÕES
As exportações do agronegócio em outubro de 2022 foram recorde para o mês, atingindo a cifra de US$ 14,25 bilhões. O valor foi 61,3% superior na comparação com o que foi vendido ao exterior em outubro de 2021. As exportações subiram principalmente em função do aumento do volume exportado entre os períodos, que aumentou 38,9%.

 

RASTREABILIDADE
Fiscalização do Ministério da Agricultura, encontrou produtos sem rastreabilidade na maior central de abastecimento de frutas, legumes, verduras, flores, pescados e diversos da América Latina, a Ceagesp. Localizada na capital paulista, a central decidiu endurecer o cumprimento da legislação e anunciou que, a partir de 2 de janeiro de 2023, alimentos sem rastreabilidade não poderão mais entrar no local.

 

COP27
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou do painel Agricultura e Clima, durante a programação interativa do pavilhão brasileiro na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). O espaço é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, a Apex-Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

PARTICIPAÇÃO
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Muni Lourenço, participou da abertura da programação interativa do pavilhão brasileiro na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27). O evento ocorreu no estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

 

REUNIÃO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) se reuniram, com a National Farmers Federation (NFF), principal entidade representativa de produtores rurais da Austrália, para discutir ações entre países exportadores do agro, buscando um compromisso conjunto pela segurança alimentar de forma sustentável. O encontro aconteceu no Pavilhão Brasil na COP-27.

 

SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA
Na reunião de novembro do Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Rural Brasileira (SRB), um dos temas em destaque foi o chamado “Green Deal”, legislação aprovada pelos países da União Europeia que poderá restringir as importações de produtos que estejam associados ao desmatamento. Para a presidente da SRB, Teresa Vendramini, que participou do encontro, os dados reforçam a crença de que o futuro do Brasil é se consolidar como potência agroambiental, atendendo a demanda crescente por segurança alimentar, mundialmente.

 

ACADEMIA NACIONAL DE AGRICULTURA
A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, eleita recentemente senadora, tomou posse, como titular da Academia Nacional de Agricultura, ao lado de outras personalidades. Inaugurada em 2003, a Academia Nacional de Agricultura é o órgão da SNA que reúne as mais importantes personalidades do agronegócio brasileiro e que tem a missão de promover um grande fórum de debates para a elaboração de políticas nacionais voltadas para o agro, o meio ambiente e a pesquisa científica.

 

SAMPA+RURAL
Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, participou do lançamento do Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e do Programa Sampa+Rural. O evento ocorreu na Prefeitura Municipal de São Paulo. O Secretário ainda ressaltou o potencial Agro da cidade de São Paulo, dizendo que ele deve ser explorado. Recordou alguns dos programas da Secretaria e foi aplaudido quando mencionou os 100% de propriedades processadas e analisadas pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

PREÇOS AGROPECUÁRIOS
Está no ar a 14ª edição do Boletim de Preços Agropecuários, com dados de referência do mês de outubro. Dos 30 produtos agropecuários que compõem o boletim viram seus preços se retraírem no último mês. O levantamento foi elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP). As quedas foram apuradas em diferentes mercados, entre commodities e itens de hortifruti. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima