Caldeirão Político

CONTAS — I

Candidatas e candidatos, partidos políticos, federações e coligações que disputaram o segundo turno das Eleições 2022 têm prazo até 19 de novembro para encaminhar as prestações de contas dos dois turnos de votação à Justiça Eleitoral. A obrigatoriedade se estende a todos os órgãos partidários que efetuaram doações às candidaturas que disputaram o segundo turno ou gastos relacionados a elas, ainda que não tenham concorrido.

 

CONTAS — II

O envio da documentação – extratos, comprovantes de transferências, pagamentos e doações, contratos, recibos, notas fiscais, cópias de cheques e demais documentos contábeis – deve ser feito online, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). O SPCE gera um arquivo compactado que tem de ser entregue ao TRE-SP para validação, procedimento que pode ser realizado pelo sistema ColetaCand, dispensando o comparecimento ao Tribunal para entrega de mídia física.

 

CONTAS — III

No caso de entrega presencial, o arquivo deve ser gravado em mídia do tipo pendrive. A entrega pelos órgãos estaduais precisa ser agendada junto à Seção de Expedição e Protocolo Administrativo (SEPAE) do TRE-SP. Já os diretórios municipais devem procurar o cartório eleitoral de sua circunscrição.

 

CONTAS — IV

De acordo com a legislação eleitoral, a apresentação das contas de campanha dentro do prazo é condição para a diplomação dos eleitos. O prazo para a entrega das prestações de contas candidaturas e agremiações que disputaram apenas o primeiro turno se encerrou em 1º de novembro.

 

CONVERSA

Durante a festa da Massey Ferguson, com a inauguração de loja na Coplacana, conversas entre a secretária Nancy Thame e o presidente Antonio Bortolleto podem, quem sabe?, indicar uma ótima dupla para 2024. São os fofoqueiros de plantão que ajudam a alimentar esta coluna, sem qualquer intenção de prejudicar. Só gosta, este Capiau, de ver o caldeirão ferver e cada vez mais.

 

NÃO GOSTOU

E registre-se que a secretária Nancy Thame — a quem não faltam competência e dedicação à causa pública, como escreveu este Capiau ontem — não gostou do que foi anotado pelos colaboradores da coluna. Esses “verdes” pesam ao idoso e cansado Capiau. Difícil, mas a intenção é só comentar (ou alertar) que 2024 já é hoje. E nada mais. E reconhecer o ótimo trabalho que faz a engenheira agrônoma na Sema.

 

NA COPLACANA — I

Edirley Rodrigues, Heron Michelluchi, Marcelo Dellias, José Coral, Jairinho Mattos, Leandro Bollis, Haroldo Barbosa, em agradável encontro na Coplacana, durante inauguração da loja Massey Ferguson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima