Vestidos da cor da campanha, profissionais da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro seguem com as ações do Outubro Rosa. Além de palestras, caminhada, coleta de sangue para exames preventivos e mamografia, a equipe tem abordado as pacientes que passam pelas unidades de saúde para orientar sobre a importância do autoexame, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Com o tema “Ame-se, previna-se, cuide-se”, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Michelle Previde, contou que durante essa semana, todas as mulheres que passarem pela secretaria receberão informações sobre a campanha. “Primeiro perguntamos se elas sabem sobre o Outubro Rosa. Depois falamos sobre a importância da prevenção, do autoexame, de procurar o médico com frequência e de realizar a mamografia”, contou.
Um informativo sobre o autoexame também é distribuído entre as pacientes. “Estamos orientando todas as mulheres com mais de 40 anos a ir ao posto de saúde da sua região agendar a mamografia. É só levar o RG, CPF e cartão do SUS”, explicou Michelle.
MAMOGRAFIA – De acordo com o secretário de Saúde, Leandro Carneiro Sanches, por meio de uma parceria com o Hospital São Lucas, 243 exames de mamografia foram ofertados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Das 208 pacientes agendadas, até terça-feira, 18, pelo menos 113 já realizaram sua mamografia.
“O foco principal dessa campanha é a prevenção. Com os exames, nossa intenção é de identificar possíveis casos e já intervir para que a paciente tenha mais chances de fazer o tratamento”, disse o secretário.
Ainda segundo Sanches, hoje o tratamento oferecido pelo SUS na área de oncologia prevê no máximo 60 dias para o inicio das intervenções. “Temos excelentes parcerias na nossa região, como Piracicaba, Limeira, Araras. Além disso, graças a essa parceria com a Santa Casa de São Pedro, o tempo do retorno entre a realização do exame e o laudo com o resultado não passa de 15 dias”.
Museu Gustavo Teixeira promove palestra sobre Saúde da Mulher
No próximo dia 25, às 14h30, no Casarão da Cultura (Rua Malaquias Guerra, 773, Centro), a equipe do educativo do Museu Gustavo Teixeira promove uma palestra gratuita e aberta ao público sobre a Saúde da Mulher.
De acordo com o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira, a palestra com foco na prevenção ao câncer de mama será ministrada por profissionais da Secretaria de Saúde. Após o bate papo será oferecido um café da tarde para os participantes. “A função social foi atribuída ao Museu. Hoje podemos incorporar diversas funções sociais no espaço, oferecendo oportunidades de envolvimento da comunidade no seu funcionamento”, disse, sobre as novas atividades realizadas no local.
Uuuia nossa olha só que legal…. eu conheço a Michelle Previde… ela é uma ótima enfermeira!!!