UBS Dorothea realiza atividades de prevenção à saúde da mulher

Aproximadamente 40 exames preventivos foram agendados para mulheres no dia 1º de outubro, das 7h às 12h – foto: Daniella Oliveira

Para dar início às atividades do Outubro Rosa – campanha que incentiva o autoxame e a realização de mamografia para prevenir e diagnosticar o câncer de mama -, a Secretaria de Saúde de São Pedro, por meio da equipe da UBS do bairro Dorothea, realiza neste sábado, 1º de outubro, das 7h às 12h, a ação chamada “Dia da Saúde da Mulher”.

De acordo com a enfermeira responsável pela unidade, Ana Carolina Costa Rodrigues, pelo menos 40 mulheres foram chamadas para realizar exames preventivos, como citopatológico (Papanicolau), coleta de sangue para exames laboratoriais e solicitação de mamografia, que será realizada no Hospital São Lucas, a Santa Casa.

“Por meio de agendamento, vamos atender mulheres que fazem parte dessa região do Dorothea. Nossa intenção é realmente promover uma manhã de atenção especial às mulheres, com exames importantes para saúde delas”, disse.

Uma palestra sobre a importância da avaliação odontológica na gestação está programada também. “Além disso, neste sábado, teremos quatro agentes de saúde fazendo visitas pelas casas para atualizar os cadastros, já que muitos não são encontrados nos dias de semana”, ressaltou a enfermeira.

Novas ações devem acontecer durante o mês, em outras unidades de saúde. Basta acompanhar as redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde e ficar de olho nas atividades. Com atendimento de segunda a sexta-feira, na UBS Dorothea, mulheres que precisam agendar algum tipo de exame ou consulta só precisam levar documentos e cartão do SUS, das 7h às 16h.

Campanha – Criado no início da década de 90, nos Estados Unidos, o movimento Outubro Rosa surgiu para despertar na população a atenção para a importância do diagnóstico precoce, do controle do câncer de mama e das medidas protetivas contra a doença, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 66.000 mulheres desenvolverão esse tipo de câncer a cada ano entre 2020 e 2022. O câncer de mama ocorre a partir de uma multiplicação incontrolável de células anormais, resultantes de alterações genéticas, que podem ser hereditárias ou adquiridas. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, mas a maioria se desenvolve de maneira favorável quando diagnosticados e tratados com tempo adequado.

Sintomas – Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Apesar de não ter uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como o envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima