Meio Ambiente divulga vencedores do concurso de fotografia de árvores

Caroline de Santis descreveu sua foto como Árvore do Coração

Com o tema “Cultivando Memórias: árvores e histórias”, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, divulgou os premiados do concurso de fotografia que integrou a programação especial do Dia da Árvore, comemorado no 21 de setembro. Foi no Sarau da Primavera, realizado no Parque Maria Angélica no último dia 25, que os três primeiros colocados tiveram suas fotos e textos conhecidos pelos convidados.

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, o objetivo do concurso foi de promover à população uma atividade que unisse a arte e natureza. “Uma árvore representa o ciclo da vida, elas trazem tantos benefícios para vida na terra que sem dúvidas mereciam uma data comemorativa. O concurso foi uma forma de prestar uma homenagem a esses seres que nos oferecem tanto”, disse.

Ainda segundo Bosqueiro, a ideia principal foi de realizar um evento pensado para todos os públicos. “Com essa iniciativa unimos várias faixas etárias, desde os mais novos, os adolescentes até pessoas entre 30 e 60 anos. Foi uma experiência sensacional, pois descobrimos pessoas apaixonadas por árvores, ótimos fotógrafos e contadores de histórias”.

PREMIADOS – Em 1° lugar, com a foto de uma semente de Guapuruvu semeado no período da pandemia, Aguinaldo Alves de Oliveira venceu o concurso com o texto: “Em meio à desesperança,a natureza nos mostra que a vida é um ciclo de recomeços”. Ele ganhou um café da manhã no Quintal da Serra com acompanhante.

O jornalista Joacir Aparecido Cury, que ficou com o 2° lugar, usou a foto de sua sapucaia para relatar seu texto: “Sentimento: Ao meu lado há mais de 20 anos, ela é uma grande companheira. Suportamos tempestades, ventos, muito sol, frio e chuva. Acolhemos pássaros diversos, de todas as cores e portes, insetos e outros bichos mais. Ela sabe se maquiar na época certa, precisa ver, muda a sua coloração. Fica linda. É forte, robusta, sobretudo acolhedora. É filha e mãe. Essa é a minha ‘sapucaia’ – assim que a chamo”.

E em 3°lugar, Caroline de Santis descreveu sua foto como Árvore do Coração: “Minha singela homenagem às mangueiras, jaboticabeiras, aroeiras, guapuruvus, quaresmeiras, flamboyants e tantas outras espécies que fizeram parte da minha história. Algumas delas não estão mais aqui, nos presenteando com suas sombras acolhedoras. Outras ainda estão crescendo, trazendo a esperança das raízes bem estabelecidas no solo, conectando o núcleo da mãe terra com os nossos pulmões! Um abraço carinhoso em seus troncos! Um aceno saudoso para seus galhos e folhas ao vento! Uma saudação respeitosa para suas raízes fortes! Um agradecimento pelo ensinamento da sua existência, minha árvore!”

Foto da semente de Guapuruvu, de Aguinaldo Alves de Oliveira, venceu em 1º lugar; Foto da  sapucaia do jornalista Joacir Aparecido Cury ficou com o 2º lugar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima