Cartório Eleitoral espera por 35.579 eleitores da comarca de São Pedro

Lea Costa é a chefe do Cartório Eleitoral de São Pedro – foto: Daniella Oliveira

Daniella Oliveira
[email protected]

Para o próximo dia 2 de outubro, domingo, das 8h às 17h, o Cartório Eleitoral de São Pedro, que atende os três municípios da 130ª Zona Eleitoral, espera por 35.579 eleitores para as votações. Com apoio de 571 colaboradores, entre juízes, promotores, mesários, apoio logístico, motoristas e auxiliares, a equipe será distribuída em 108 seções nos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra.

Nesta semana, depois de finalizar os treinamentos com os 447 mesários, a chefe do cartório eleitoral, Léa Costa, juntamente com assistentes, deu início ao trabalho de carga e lacração das urnas. “É uma etapa cuidadosa, que exige muita atenção. São vários passos importantes para testar as mídias e organizar a sequência das urnas em cada local de votação”, explicou Lea.

Para as eleições deste ano, equipe espera 27.290 eleitores de São Pedro, 3.976 de Águas de São Pedro e 4.313 de Santa Maria da Serra. Eles devem escolher, na ordem de votação, candidatos para deputada ou deputado federal, deputada ou deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal), senadora ou senador, governadora ou governador, e presidente da República.

Para agilizar o processo, Lea ressalta que é muito importante ter os números dos candidatos anotados em papel. “Como não será permitido o uso do celular  na votação, é importante ter os nomes e números dos cinco candidatos anotados na ordem certa. Teremos uma mesa de apoio para que as pessoas deixem os celular, após sua identificação com os mesários”, explicou.

Locais de votação – Para facilitar a vida dos eleitores, a Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de ferramentas que permitem saber em qual seção será necessário comparecer. No Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página, acessar Eleições 2022 e, em seguida, consulta ao local de votação. Depois é só pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF. Os sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para a pesquisa dessas informações. A pessoa interessada obterá o número de inscrição eleitoral, zona eleitoral e local de votação, com endereço completo.

E-Título – O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis, nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título serve ainda como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Com a realização da biometria, a versão digital do app será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto. Mesmo que não tenha feito o cadastro biométrico, a pessoa também pode baixar o e-Título para consultar onde votar. Porém, deverá apresentar um documento oficial com foto no instante da votação.

Fora da cidade – Eleitores fora da cidade em que votam e que não fizeram o pedido de voto em trânsito no prazo definido pela Justiça Eleitoral, não podem votar. Nesse caso, poderão apenas justificar a ausência, pelo aplicativo e-Título (Android e iOS) ou pessoalmente, em algum local de votação nos dias de eleição. A ausência também pode ser justificada em até 60 dias após o turno de votação, com algum comprovante como atestado médico ou bilhete de viagem.

Assistentes deram inicio ao trabalho de carga e lacração das urnas  – foto: Daniella Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima