URNAS — I
Na sexta (9), o TRE-SP recebeu entidades da sociedade civil convidadas a fiscalizar o sistema de votação para uma exposição dos procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas. Essa audiência é uma inovação incorporada ao processo eleitoral de 2022, com o objetivo de explicar o Teste de Integridade das urnas eletrônicas e do Teste de Autenticidade dos sistemas eleitorais, que serão realizados na véspera e no dia do pleito.
URNAS — II
Foram abordados pontos como o aumento de 10 para 43 no número de urnas auditadas, a possibilidade de verificação das etapas da preparação das urnas, o funcionamento dos programas nas auditorias e a logística de retirada das urnas escolhidas nas diferentes regiões do estado e transporte até o Tribunal. O teste foi ampliado de 5 para 33 urnas.
CONSTRANGIMENTO — I
Causou constrangimento a presença do vereador Gustavo Pompeo na assembleia das cozinheiras escolares das escolas estaduais (conhecidas como merendeiras) na última sexta (9), na Diretoria de Ensino, quando deflagraram greve. As cozinheiras falavam que ele sempre vota contra o povo, esquecendo suas origens. Coisas da política.
CONSTRANGIMENTO — II
O constrangimento foi tanto que um diretor do Sintercamp (sindicato que representa as cozinheiras escolares) chegou a pedir a retirada dos vereadores do local, mas, na verdade, era somente um deles que incomodava. Fala corrigida posteriormente pelo presidente do Sintercamp, Paulo Ritz, autorizando a presença deles. Correto.
APOIO
Os vereadores Acácio Godoy, Thiago Ribeiro e Zezinho Pereira também foram ao evento dar apoio às cozinheiras escolares, sendo muito bem recebidos por estas profissionais, que agradecem a contribuição dos nobres edis.
COM O GOVERNADOR
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) foi um dos convidados para reunião com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), e a orientação geral é acelerar a campanha nas bases eleitorais. De São Paulo, Morais foi para Laranjal Paulista (foto sairá na edição de sábado, que circula na região).
NOVO — I
Candidato do Partido Novo ao Governo do Estado de São Paulo estará na cidade dia 15, para conversar com empreendedores, comerciantes e moradores, mostrando como inovar e melhorar a vida dos paulistas sem desperdiçar recursos públicos.
NOVO — II
Diferente das habituais propostas de governo, engessadas e dentro de um repertório repetitivo, Vinicius Poit apresenta uma nova visão sobre como as coisas (e a política) podem ser feitas. A partir de princípios que propõem mudanças numa visão empreendedora e focando na ousadia, cooperação e inovação, Poit aposta em cinco premissas iniciais (que ele classifica como “de solução urgente por parte do poder público”): segurança, emprego, creches, educação e saúde.
NOVO — III
Poit defende a gestão eficiente, e como isso impacta diretamente a vida das pessoas. Segundo ele, a gestão pública inovadora pode e será feita sem desperdício do dinheiro do pagador de impostos. Com presença confirmada em todos os debates, Vinicius Poit é o único candidato que não usa dinheiro público em sua campanha.
NOVO — IV
Contrário ao fundo eleitoral para financiamento de campanhas, os recursos utilizados por Poit vêm da vaquinha (https://votolegal.com.br/poit) e de doações de pessoas físicas, dentro do limite legal determinado pela justiça eleitoral.
HELINHO
Sexta (9), Helinho Zanatta teve a candidatura a deputado estadual aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O parecer do colegiado do órgão atesta que ele cumpre todos os requisitos legais, entre eles ser ficha limpa, para disputar o cargo. Ontem, 12, muitos carros já tinham adesivos de Rô Camolesi para deputada federal (PSDB) e Helinho Zanatta para deputado estadual (PSC).
AVC
Falando em Salão, o Capiau foi informado que outro dos pioneiros da mostra, o artista Zélio Alves Pinto, foi acometido de AVC recentemente. Mas em contato com a família, também soube que já superou o susto e está em recuperação, felizmente. Daqui das barrancas do rio Piracicaba, o Capiau saúda o velho amigo e lhe deseja breve recuperação.
NA ESALQ
Para além das eleições presidenciais e estaduais, outra eleição movimenta os bastidores piracicabanos. A sucessão para a direção da Esalq começa a movimentar os bastidores para a substituição do atual diretor, Durval Dourado. O ritual prevê lista tríplice a ser enviada ao governador do Estado para definição.