Póstuma – Solenidade enaltece trajetória de ex-prefeito

 

Solenidade recebeu familiares do ex-prefeito, assim como lideranças locais, que destacaram as conquistas de Thame para a cidade e o País

 

Antônio Carlos de Mendes Thame foi prefeito de Piracicaba de 1993 a 1996, além de ter sido eleito sete vezes deputado federal

O legado do ex-prefeito de Piracicaba Antônio Carlos de Mendes Thame foi reverenciado na noite desta sexta-feira (26), durante solenidade “post mortem” no salão nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara Municipal de Piracicaba. A iniciativa partiu do líder comunitário e primeiro suplente do PV, Gilmar Tanno, em cumprimento ao decreto legislativo 36/2022.

Quando vereador pelo período de 30 dias, entre abril e maio deste ano, em substituição à vereadora Silvia Morales, Tanno propôs a entrega da Medalha de Mérito Legislativo – Post Mortem – ao ex-chefe do Executivo local.

Mendes Thame nasceu em 13 de julho de 1946 e faleceu no dia 28 de abril deste ano aos 75 anos. Piracicabano, foi professor, engenheiro, escritor, advogado e político. Foi fundado do PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), ao qual foi filiado até o ano de 2016, passando, posteriormente, ao PV (Partido Verde).

Engenheiro agrônomo formado pela Esalq / USP, Thame foi prefeito de Piracicaba na gestão 1993/1996, além de ter sido secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo entre 1999 e 2000. Na Câmara Federal, exerceu sete mandatos como deputado federal, representando o município no período de 1987 a 2019.

À frente da Prefeitura Municipal de Piracicaba, Mendes Thame criou os “Clubins”, que ofereciam atividades extracurriculares a cinco mil crianças. Outras realizações que marcaram sua administração, foram a pavimentação de inúmeros bairros, além da ampliação de vagas escolares nas unidades de ensino do município.

Como deputado federal, criou em 2008 a figura do MEI (Microempreendedor individual), projeto que tirou da informalidade milhares de trabalhadores. Costureiras, sapateiros, manicures, mecânicos, ambulantes em geral, além de outras ocupações, passaram a ter a cobertura do INSS (Instituto Nacional da Seguridade Nacional).

A vereadora Silvia Morales (PV) – do mandato coletivo “A Cidade é Sua” – destacou que Thame foi o primeiro presidente das Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) – o primeiro comitê de bacias instalado no Estado de São Paulo – além de ter realizado trabalho significativo na habitação social e no saneamento básico, enquanto prefeito do município.

Algumas “frases rotineiras”, costumeiramente pronunciadas por Thame ao longo de sua vida, foram relembradas pela sua esposa Nancy Thame ao ser convidada a falar na tribuna. “O relógio não marca hora, o relógio marca tempo de vida. Na política nós devemos levar um apagador. Devemos olhar além do quintal da nossa casa”.

Nancy – ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento – contou que Mendes Thame aplicava na vida “ o dom do perdão”. “Ele era chamado para conciliar, principalmente no Congresso Nacional e em reuniões partidárias”, recordou Nancy.

Homenagens vindas da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da Unimed foram entregues a Nancy e Sofia Thame por Damares Verderame e Sérgio Furtuoso.

A solenidade foi presidida pelo vice-presidente em exercício da Câmara Municipal de Piracicaba, Thiago Ribeiro (PSC). A mesa diretiva dos trabalhos contou com as presenças de: Silvia Morales (vereadora), Josué Adam Lazier (Oscip Pira 21), Oswaldo da Cunha (Guarda Civil), Saulo Vieira Runho (Polícia Militar), João Roberto Spotti Lopes (Esalq/USP), Damares Verderame (Acipi), Sérgio Furtuoso (Unimed), Douglas Fazanaro (Simespi), Marcelo Magro Marou (Sociedade Beneficente Sírio Libanesa), Celso Bisson (diretor executivo do PV Piracicaba) e Gilmar Tanno, suplente da vereadora Sílvia Morales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima