São Pedro recebe qualificação no Programa Município VerdeAzul

Rogério Bosqueiro, prefeito Thiago Silva e Paula Souza com o prêmio e o certificado da qualificação

São Pedro foi um dos 68 municípios do Estado de São Paulo a receber a qualificação nível 2 do Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.

O Ranking Ambiental Paulista, que destaca ações realizadas pelos municípios na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis, começou a ser divulgado na segunda-feira, dia 22.

Os municípios que receberam a qualificação nível 2, como São Pedro, foram anunciados na terça-feira, 23, em cerimônia realizada em São Paulo e acompanhada pelo coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro e pela responsável da divisão de planejamento e articulação socioambiental da Coordenadoria, Paula Gonçalves da Fonseca e Souza.

“Essa qualificação é mais um marco importante para o Meio Ambiente de São Pedro. Foram várias as ações realizadas que podem ser destacadas, como a inauguração do Centro de Educação Ambiental e o início da construção do Viveiro Municipal, medidas que serão consideradas no próximo ranking”, disse o prefeito Thiago Silva.

“O Programa VerdeAzul é um indutor de políticas públicas municipais e indica as diretrizes para o município executar sua gestão ambiental com responsabilidade. Manter a qualificação, obtida pela primeira vez em 2019, é uma conquista importante para  São Pedro”, destaca o coordenador.

“O ranking foi divulgado com base em relatórios das ações realizadas entre 2020 e setembro de 2021. Depois disso, muitas conquistas foram alcançadas e demandas atendidas, o que nos dará ainda mais vantagens no próximo ciclo”, completa Paula.

“É importante destacar que as diretivas do programa estadual norteiam as políticas públicas municipais, mas sempre vamos considerar a realidade local para pautar ações e agir”, complementa Bosqueiro.  “A satisfação dos munícipes com as ações realizadas sempre vai ser o melhor indicativo para nós”, disse o coordenador.

DIRETIVAS – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Para que um município seja qualificado é necessário atingir a pontuação mínima, considerando as notas obtidas em 10 diferentes diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

As notas mais altas de São Pedro foram nos itens Resíduos Sólidos, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado e Estrutura e Administração Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima