Sem a necessidade de agendamento, as equipes da Saúde de São Pedro seguem com o calendário de vacinação contra gripe (Influenza) e sarampo. Além da Umis, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde dos bairros Dorothea, Alpes das Águas, Bela São Pedro e São Francisco.
Para vacina contra o sarampo, o público alvo neste momento são crianças com idade acima de seis meses e menores de cinco anos, idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde.
No caso das doses contra a Influenza, além de idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, a lista de prioridades inclui crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
Vale ressaltar que a vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
CRIANÇAS- No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.