Caldeirão Político

NO ALVO – I
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame (PV), continua no alvo dos vereadores Wagner Oliveira, o Wagnão (Cidadania), e Laércio Trevisan Jr. (PL). Na reunião de segunda-feira, 18, além das já tradicionais críticas à falta de reparos em estradas rurais – problema antigo, diga-se –, os parlamentares agora questionam serviço de reforma no prédio da Sema que teria acarretado em enterramento de trilhos que poderiam ser patrimônios do Município. O requerimento foi aprovado.

 

NO ALVO – II
Pelo que se ouve sobre o cotidiano da Câmara é que a queda de braço deve continuar por muito tempo ainda. Na avaliação de um leitor da coluna, ou a secretária cai, pela pressão de Wagnão e Trevisan, ou a responsabilidade pela manutenção das estradas rurais serão migradas para a Semob (Secretaria de Obras), sob gestão de Paulo Ferreira, um dos poucos do primeiro escalão que ainda tem sido elogiado.

 

NO ALVO – III
Ex-assessora da ex-vereadora Nancy Thame, a agora vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, defendeu a capacidade técnica e política da titular da Sema. Ela justificou o voto favorável ao requerimento sobre enterramento de trilho na Sema — “é um direito do vereador, é um instrumento que temos”, enfatizou — e lembrou que, além das estradas rurais, outros assuntos da Pasta são importantes, como hortas urbanas.

 

ÁGUA
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) criticou a situação de falta d’água no bairro Mário Dedini. Na segunda-feira (11), quando usou a tribuna da Câmara, o parlamentar relatou que a localidade tem sofrido com desabastecimento de maneira recorrente. “Teoricamente, não tem problema de falta de água porque a estação do Capim Fino é do lado, mas duas ruas ficaram sem água no dia 14 e só foi resolvido no dia 17”, reclamou.

 

DEMOCRÁTICO
Um dos vira-casacas da Administração – era base, agora é oposição – o vereador Paulo Campos (Podemos) ironizou o prefeito Luciano Almeida (União Brasil). “Ele é democrático, não atende nem os ricos e nem os pobres”, disse. Campos exemplificou a crítica com a situação do mato no canteiro da avenida Carlos Botelho, via na região de bairros como São Judas, Jardim Europa e Cidade Jardim.

 

SUMIDA
Quem anda sumida da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos). Este Capiau, idoso e cansado, costuma acompanhar o trabalho dos vereadores pelo site da Câmara e percebe que, nas matérias do colegiado, sempre estão Silvia Morales e Ana Pavão, presidente e membro, mas nunca a relatora, Alessandra. A última matéria em que ela está na comissão é de 9 de dezembro de 2021. Desde então, anda sumida. O que acontece?

 

CACIFADO
Tem sido cada vez mais evidente que o vereador Acacio Godoy (PP) está sendo cacifado para ser o próximo presidente da Câmara Municipal de Piracicaba. O parlamentar demonstra capacidade de diálogo e é respeitado pelos pares na Casa. Além disso, durante as reuniões ordinárias, quando precisa substituir Gilmar Rotta (PP), sabe conduzir bem os anseios do plenário, sem perder o controle da situação.

 

RODANDO
Presidente da Câmara de Piracicaba e do Parlamento Metropolitano, o vereador Gilmar Rotta (PP) continua rodando a região em busca de captar demandas e mobilizar a classe política das cidades incluídas no colegiado que agora representa a RMP – ontem, 19, estava em São Pedro. Pré-candidato a deputado federal, Rotta conta com estrutura sólida, unindo assessores do mandato e assessores especiais da Presidência. Não há de se questionar que o trabalho está sendo bem feito. Se renderá frutos, só as urnas dirão.

 

ELOGIO
Há de se fazer um elogio ao sindicalista José Antonio Fernandes Paiva. Além de ter sido, desde o começo, uma das principais lideranças – ao lado de Osmir Bertazzoni – para conduzir o impasse que gerou a greve dos servidores, na segunda-feira, 18, fez um discurso irretocável em defesa do Direito como fruto da mobilização popular. Paiva é favorável que os grevistas tenham opções para descontar os dias parados. Deste idoso Capiau – e, claro, sempre cansado – o abraço e a admiração ao Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima