Caldeirão Político

COMÉRCIO — I
Com relação ao funcionamento dos estabelecimentos nos corredores comerciais, no dia 15 de abril (Sexta-Feira Santa), o Sincomércio Piracicaba esclarece que a abertura é opcional, portanto, a empresa pode optar por permanecer fechada.

 

COMÉRCIO — II
Em anos anteriores, em Piracicaba, somente o comércio de shoppings, padarias, supermercados, hipermercados e restaurantes, dentre outros, tinham autorização para funcionamento. O comércio de rua, não. Em 2021, por meio do acordo coletivo, os sindicatos, patronal e dos empregados, alinharam que as empresas em corredores comerciais poderiam ter os mesmos direitos dos demais, até por questão de isonomia.

 

COMÉRCIO — III
Lembramos que, mesmo com essa permissividade, os comerciários não são obrigados a trabalhar nos feriados autorizados na Convenção Coletiva e, para aqueles que optarem pelo trabalho nesses dias, terão direito a receber “bonificação extra”, pagamento de adicional de 100% sobre as horas trabalhadas e vale-transporte.

 

CAFÉ
Na próxima segunda-feira (18), às 9h, no SindBan, está programado um café da manhã com sindicalistas e movimentos sociais, com a presença da Professora Bebel, deputada estadual pelo PT e presidente da Apeoesp, e do sindicalista Vicentinho, deputado federal pelo PT. Zoinho do PT está entusiasmado com o encontro, já que sempre liderou o trabalho eleitoral em favor de Vicentinho.

 

DEBATE
Nesse café da manhã no SindBan, haverá oportunidade para debater o cenário trabalhista a nível estadual e federal com duas lideranças históricas do sindicalismo brasileiro, bem como as eleições 2022, pois ambos são pré-candidatos à reeleição. Registre-se que, em 1978, Vicentinho esteve em Piracicaba com o ex-presidente Lula, que presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

 

PRESIDENTE
Depois de Lula no Sindicato de São Bernardo, foi Vicentinho que venceu as eleições e continuou com o trabalho em defesa dos sindicatos e dos metalúrgicos daquela região, espalhando-se para todo o Estado. Assim, o hoje deputado federal Vicentinho está preocupado, e com razão, com os sindicalistas, pois — tese deste Capiau— se a esquerda não vencer, pode-se dizer que os sindicatos poderão fechar as portas. Lula sabe muito bem disso.

 

KAWAI — I
O vereador Pedro Kawai, pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB, garante que sempre esteve em defesa do servidor público, porque sabe da importância dos profissionais tanto para o Município, como Estado e União. Nos tempos do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), garante Kawai, sempre esteve ao lado dos servidores, contestando uma questão deste Capiau. Ótimo, isso é bom.

 

KAWAI — II
Pedro Kawai também faz questão de lembrar que, quando o prefeito senta e conversa, troca informações, fica mais tranquilo e mais fácil para se negociar do que com terceiros ou pela internet. Em resumo: Kawai quer que as negociações sejam reabertas com diálogo franco e aberto com o funcionalismo publico municipal.

 

MEMÓRIA
Uma das teses entre servidores públicos municipais é que o prefeito Luciano Almeida (União Brasil) perdeu grande oportunidade da categoria esquecer os duros tempos do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), que ao longo dos seus três mandatos apenas oferecia o mínimo nas negociações salariais, atentando apenas à reposição, nunca com aumento real. Luciano foi na mesma linha: só reposição. Mesmo com dinheiro em caixa.

 

ESCOLHA
O governador Rodrigo Garcia escolheu ontem, 13, Mario Sarrubbo para o cargo de procurador-geral de Justiça e chefia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) no biênio 2022/2024. Na eleição realizada sábado (9) pela entidade, Sarrubbo liderou a lista tríplica, com 1.385 votos, seguido por Marcos Ihara, com 301 votos, e Fábio Kalaf, com 242 votos. Ótimo porque escolheu o mais votado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima