Caldeirão Político

ADESÃO ILUSTRE?
No primeiro dia de greve dos servidores públicos municipais – 25 anos depois da histórica paralisação no então governo Mendes Thame – a piada é que até o prefeito Luciano Almeida (União Brasil) aderiu ao movimento. A comissão de negociação tentou dialogar com o chefe do Executivo, mas a informação é de que ele não se encontrava no Centro Cívico. Aí, surgiu a piada: aderiu à greve?!

 

ESTIMATIVAS
Desde o início da manhã de ontem, 1o, quando a mobilização dos servidores começou a ocupar o jardim em frente ao Centro Cívico, surgiram diversas estimativas sobre quantas pessoas passaram pela mobilização. Os números variaram entre 1.500 até 4 mil pessoas. De qualquer forma, a adesão ao movimento foi forte, isso é inegável. O Capiau passou por lá e ficou admirado.

 

SOM
Uma das dificuldades da mobilização foi a falta de equipamento de som que desse conta do espaço. O primeiro carro de som “não aguentou o baque”, como foi informado pela organização. Depois de três horas sem um bom equipamento, eis que Fânio Luis Gomes, presidente do Sindicato da Alimentação, levou toda a estrutura que ficou até o final da tarde no Centro Cívico.

 

CARTAZES
Muitos cartazes foram exibidos pelos manifestantes ao longo do dia de greve e mobilização. Na maioria, “Luciano é o culpado” estava estampado, numa clara resposta à análise do próprio chefe do Executivo de que o sindicato (ou os próprios servidores) seria culpado pelo movimento grevista. “Não queremos aumento, apenas reposição” e “aqui não é Casa das Bahias” – uma critica a proposta de tentar parcelar o reajuste até 2024 – foram outros cartazes.

 

APOIO
A mobilização dos servidores públicos municipais recebeu o apoio do deputado estadual Carlos Gianazzi, do PSOL-SP, que elogiou “a coragem e determinação da categoria”. Também passaram pelo jardim do Centro Cívico os vereadores Pedro Kawai (PSDB), Paulo Campos (Podemos) e Cássio Fala Pira, além da assessoria do vereador Paulo Camolesi (PDT). O apoio está forte. Inegável.

 

CANCELADA
Por conta da adesão de grande parte dos servidores públicos da Câmara – incluindo os departamentos de Legislativo, Comunicação e Setor de Informática –. o presidente da Casa, vereador Gilmar Rotta (PP), divulgou comunicado sobre o cancelamento da reunião ordinária desta segunda-feira (4). Pelas informações do prédio da rua Alferes José Caetano, o “apoio é à decisão da categoria”.

 

CONSELHO
Dizem que, se conselho fosse bom, ninguém dava de graça. Este Capiau, idoso e cansado, compreende o ditado. Mesmo assim, pela idade já avançada, acredita que oferecer conselho é uma tentativa de apaziguar os ânimos. Por isso, prefeito, a categoria não quer muito. O diálogo é fundamental e, você bem sabe, há condições financeiras para melhorar a proposta. Fica o conselho.

 

BALANÇO
No final do dia, o comando de greve do Sindicato dos Municipais de Piracicaba e Região informou que irá divulgar, hoje, 2, às 14h, um balanço da mobilização em uma live no canal do Facebook da entidade sindical.

 

HELINHO
Ex-prefeito de Charqueada e de São Pedro, Helinho Zanatta assinou a ficha de filiação do PSC. Já é certo que Helinho é pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima