Mauricio Picazo Galhardo

CRÉDITO RURAL
No acumulado de sete meses da safra 2021/2022, as contratações totais do crédito rural atingiram R$ 174 bilhões, o que representa uma elevação de 31% em relação ao mesmo período da safra passada. Destaca-se o aumento de 69% no crédito de comercialização, sobretudo para milho, soja e café, em função de aumento de preços e ampliação de estoques pelas empresas consumidoras.

 

CLIMA
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, de forma virtual, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para tratar dos problemas climáticos no Centro-Sul do Brasil e das prioridades para o setor produtivo brasileiro. Para a ministra, a seca ficou maior do que se imaginava e com consequências que chegam a fugir da alçada do Ministério da Agricultura.

 

CÂMARA
Após 20 anos em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL 6299/2002) que moderniza o processo de uso de novas moléculas para produção de pesticidas foi aprovado, com 301 votos a favor e 150 votos contrários à proposta. O texto, agora, será encaminhado para apreciação do Senado Federal. A legislação que atualmente regula o tema foi editada em 1.989 e não atende mais as necessidades técnicas de avaliação dos produtos.

 

CAFÉ
A brasileira Vanusia Nogueira e integrante do comitê do café da Sociedade Rural Brasileira (SRB) foi eleita diretora executiva da OIC (Organização Internacional do Café), principal organismo intergovernamental, que congrega países exportadores e importadores do grão. A decisão foi tomada pelos países membros durante a Sessão do Conselho Internacional do Café, realizada em Londres.

 

COOPAVEL
Importante e tradicional vitrine para o agronegócio brasileiro, o Show Rural da Coopavel, realizado em Cascavel, no Paraná, teve a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, como representante do governador João Doria. Acompanhado pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Matturro, Itamar visitou os principais estandes do evento.

 

AGRIFUTURA 2022
O crescimento da produção do agronegócio e a necessidade de ampliar esses números nos próximos anos trazem inúmeros desafios em termos de tecnologia para auxiliar o setor a crescer de maneira otimizada, com sustentabilidade e produtividade. Nesse cenário, as startups ganham um papel de extrema importância, principalmente por trazerem em sua essência a inovação, por meio de soluções de alta tecnologia para obstáculos enfrentados por produtores rurais, além de movimentar o setor e ditar as novas tendências tecnológicas.

 

CANA-DE-AÇÚCAR
Na sede da UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, em São Paulo, o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, o Secretário Executivo, Francisco Matturro, e o Deputado Federal Arnaldo Jardim, participaram de encontro com a direção da entidade, ocasião em que fizeram atualizações sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e sobre os Programas da Secretaria.

 

MONTE AZUL PAULISTA
O Vice-Governador de SP, Rodrigo Garcia, acompanhado do Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, e do Secretário Executivo, Francisco Matturro, entregou, na cidade de Monte Azul Paulista, uma série de investimentos para a população do município e região. No evento, realizado na Creche Escola Professora “Emília Barbeiro Messas Della Santina” – inaugurada na ocasião pelo vice-governador -, Rodrigo e Itamar procederam a entrega do Programa Rotas Rurais ao município e assinaram a ordem de serviço para obras do Programa Melhor Caminho.

 

ORIENTAÇÃO
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está orientando os produtores paulistas que foram afetados pelas chuvas das últimas semanas a buscarem os Sindicados Rurais dos seus municípios para relatarem os danos e perdas individuais nas propriedades. “Esse levantamento das informações, em parceria com o trabalho de campo realizado pelas Casas de Agricultura, irá contribuir para reunir os subsídios necessários para a FAESP elaborar as demandas e verificar a viabilidade de criação ou ampliação de linhas de crédito emergenciais para recuperação da estrutura produtiva e manutenção das atividades”, afirma o presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles. (Com informações de assessorias)

 

Email: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima