Sombra e água fresca: os benefícios das árvores no verão

O verão brasileiro, além de belas praias e paisagens, é conhecido pela temporada de tempestades e quedas de árvores. Pensar na possibilidade de quedas e nos prejuízos que elas podem gerar causa muito medo em diversas pessoas, porém, você sabia que é justamente no verão que as árvores das cidades são mais importantes?

Estudos comprovam que em uma rua arborizada, se medirmos a temperatura debaixo de uma árvore e em uma área sem árvores na mesma rua (com o asfalto), poderemos encontrar uma diferença de até 5ºC! Isso acontece porque a energia solar é absorvida em aproximadamente 70% pelas folhagens presentes nas copas das árvores, o que faz com que a presença da arborização amenize o efeito das “ilhas de calor” que ocorrem nas áreas urbanas.

Além disso, pesquisadores afirmam que, como as árvores melhoram o clima das cidades e a temperatura do ar, os munícipes (de maneira consciente ou não) se tornam mais felizes, baixando níveis de depressão, por exemplo.

Outro aspecto que devemos levar em consideração é que é comprovado que a presença de indivíduos arbóreos reduz a força das chuvas, ajudando a evitar enchentes.

Vamos explicar como isso acontece: uma parte da precipitação da água da chuva é retida na copa das árvores antes de cair diretamente no solo. Esse processo é chamado de interceptação e faz com que as árvores retenham um grande volume de água, liberando-o lentamente para os riachos, rios e lagos, permitindo um abastecimento regular dos mesmos. Essa função que as florestas possuem de equilibrar o abastecimento de água oferece grandes benefícios para a indústria, a agricultura e para o abastecimento residencial dos centros urbanos, pois mantém o nível das represas de abastecimento.

A água que passa pelas árvores apresenta melhoramento na sua qualidade, já que muitas impurezas e partículas sólidas são retidas nas folhas ou mesmo no solo junto ao sistema radicular. A água que tem origem ou passa por uma área arborizada carrega consigo menores quantidades de partículas químicas sólidas do que uma água que corre por uma área rural ou urbana sem a presença de vegetação.

As árvores podem ainda servir de barreira física contra os ventos, absorver ondas sonoras, reduzir a poluição sonora e atenuar o incômodo luminoso promovido pelas superfícies reflexivas, além de também abrigarem animais, servindo de alimento e corredor de dispersão da fauna local.

Viu como as árvores são importantes numa cidade? Entre em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente do Município de São Pedro pelo email [email protected] se você teve sua árvore danificada pelas chuvas e tem interesse de colocar outra no lugar! Vamos deixar São Pedro cada vez mais verde!

Julia Maria dos Santos Siqueira é colaboradora técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima