Notícias +

PRIMEIRA

Prefeito Luciano Almeida quer mostrar em 2022, os caminhos para tonar os serviços públicos mais ágeis e modernos em Piracicaba. Deixa bem claro que, em 2021, pouco conseguiu fazer, diante da situação precária da máquina administrativa viciada, desorganizada e desatualizada. Ocupou o ano descobrindo, conhecendo e consertando, para agora em 2022, dar início as mudanças que mostrará uma cidade mais moderna com serviços eficientes, praticamente em todos os setores. Para Luciano Almeida, é indispensável sua equipe provar eficiência com uma política totalmente voltada para a população, abrindo mão de interesses e privilégios, sejam eles partidários, eleitoreiros ou mesmo pessoais. A conferir.

 

MAIS UM

Apenas um shopping para atender Piracicaba e Região, convenhamos, é muito pouco. A cidade ou Região Metropolitana já comporta no mínimo dois, que beneficiaria e muito a população, não só pelo lado da necessária e saudável concorrência, mas também pela qualidade e conforto. Em dias de grande movimento, o Shopping Piracicaba é um local proibido para quem gosta de comodidade. Um investimento que a Prefeitura Municipal pode participar.

 

SERVIÇO DEFICIENTE

Não é incomum ouvir reclamações com respeito aos serviços prestados pela CPFL. Ultimamente, chama a atenção, o não recebimento dos boletos para pagamentos mensais da conta da energia elétrica. Sem receber via correios, e-mail o outro meio qualquer, o consumidor acaba procurando pela agência da CPFL, em Piracicaba, na Vila Rezende, atrás da Igreja Matriz Imaculada Conceição. O pior: nem mesmo registrando a queixa o caso é resolvido. Fica difícil.

 

FUTURO INCERTO

Ônibus, transporte coletivo, vive fase difícil e, não se trata de pessimismo se preocupar com o futuro. Se para a população o valor da tarifa é alto, para as empresas, um serviço indigesto. As prefeituras são obrigadas a subsidiar o transporte público e pede ajuda ao Governo Federal para evitar o caos. Com a alta do combustível, por conta da pandemia (além de outros produtos), Piracicaba terá tarifa subindo de R$ 4,80 para R$ 5,60, acréscimo da ordem de 16%, quando pela planilha teria que ser de no mínimo 25%. Sem muito o que fazer, é preciso com urgência arrumar uma saída mágica ou no mínimo salvadora.

 

EQUÍVOCO PERIGOSO

Não é fácil preparar um time ou elenco para um campeonato competitivo. Pior ainda, quando não tem uma base sólida, e precisa contratar duas dezenas de jogadores. A busca pelo entrosamento não é fácil. O XV sempre vive essa situação e, o passar dos tempos e campeonatos, recomenda absoluto foco nos detalhes. Hoje, fala-se mais do que nunca em zagueiros altos, com habilidade para sair jogando, meio campistas não mais fixos, com pelo menos um sabendo conduzir a bola e até finalizar, e alas (laterais) bem treinados atleticamente e fisicamente. Existem outros fatores: é aconselhável conhecer e muito bem o histórico de aproveitamento e contusões dos profissionais. É normal chegar, jogar uma ou duas vezes e ficar no DM, até mesmo para se recuperar de cirurgias. Por tanto, o XV que se mostre atento.

 

PIX AVANÇA

Rapidamente o PIX (serviço bancário) ganhou seu espaço, consequentemente a preferência do público. Já supera boletos, já disputa com os famosos cartões de crédito/débito, embora ainda perca para o dinheiro. Em 2021, sua utilização dobrou. O que se nota, é a indecisão de estabelecimentos comerciais quando do pagamento digital, embora não haja qualquer dúvida sobre seu sucesso e a implantação definitiva da nova ferramenta nas transações comerciais. Nos grandes e médios centros comerciais, até ambulantes já aderiram a moderna prática. Ignorar pode prejudicar o comerciante ou empresário desatualizado ou mesmo conservador.

 

ZONA AZUL

A cobrança para estacionar veículos na área comercial de Piracicaba foi suspensa após o vencimento do contrato envolvendo a Prefeitura Municipal e a empresa servidora. Com a proximidade das festas de fim de ano, atendendo solicitação reclamante, a Justiça prorrogou a cobrança. Mas, agora pode acabar mesmo, a não ser que se espere por novo acordo. Uma coisa é certa: a Prefeitura Municipal precisa, garantir um serviço eficiente, de qualidade, que comprovadamente, ajude a vida do motorista. Atualmente o serviço deixa muito a desejar. Dor de cabeça rotineira.

 

RÉVEILLON: CIIDADO!

Vale a pena correr riscos? Uma noite/madrugada de festa, que rapidamente vai embora, mas deixa ou proporciona dias de muita preocupação. E, se contaminar? E, os familiares, colegas e amigos? Infelizmente a pandemia não foi embora. Se a variante Ômicron está causando preocupação, também a gripe se mostra mais presente, e ninguém sabe o dia de amanhã. Para sua tranquilidade e segurança, não abandone a máscara, use álcool em gel e não se aglomere. Não deixe a empolgação subestimar a sua inteligência. No mais, feliz ano novo e que 2022 comece e termine de forma alegre e realizadora.

 

FOCO

O médico e clinico geral Francisco Vieira Petito, o conhecido e estimado dr. Petito, está se aposentando (IPASP). Isso quer dizer que ele deixa em 2022, já em janeiro, de atender como profissional da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba. Um profissional exemplo. Em todos os sentidos. Atencioso, educado e competente, sempre, com toda a paciência do mundo para ouvir e orientar seus pacientes, dr. Petito que já deixou de fazer plantões em hospitais, a princípio, se dedicará exclusivamente aos seus pacientes da Unimed e Santa Casa, no seu consultório, na rua Floriano Peixoto 1638. Costuma-se dizer que o bom médico (e não apenas médico bom) é aquele que nasceu, estudou e se diplomou para atender pobres e ricos, com a mesma eficiência e boa vontade, fazendo jus ao seu juramento (Hipócrates) que reza os preceitos da honestidade, ciência e caridade. Grande abraço ao amigo dr. Petito, um médico de verdade.

 

ÚLTIMA

Sofre desfalque o lendário ataque do Santos Futebol Clube: faleceu Dorval Rodrigues, o ponta gaúcho que chegou na Vila Belmiro em 1957. Formou com Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, uma linha ofensiva extraordinária, que cansou de dar show, espetáculo, e conquistar inúmeros títulos regionais, estaduais e internacionais. Foram entre muitos, duas Libertadores e dois Mundiais da FIFA. Dorval era driblador, rápido e também goleador. Fora do campo, desligado, simplório, mas tranquilo e sempre bem humorado. Seu colega o ponta esquerda Pepe (José Macia) conta no seu livro (Bombas de Alegra), que em Paris, numa noite de folga do elenco santista, Dorval foi para a boate, e lá encontrado agarradinho, rosto no rosto, com uma loira. Seus colegas logo descobriram que a loira era falsa, e foram avisar Dorval sobre o travesti. Calmamente, ele respondeu: “Então, estamos quites. Ela ou ele tem certeza que estava dançando com o Pelé”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima