PRIMEIRA
Provavelmente, para a grande maioria dos piracicabanos, Luciano Almeida termina o eu primeiro ano de mandato com pouco ou quase nada a comemorar, quando se trata do relacionamento com o Poder Legislativo. Na opinião de vereadores, falta ao prefeito municipal postura política para interagir com os parlamentares. Mas, existe o outro lado: garantem aqueles que conhecem Luciano, que ele jamais irá forçar um vereador a contrariar seus princípios. Explica que o prefeito faz questão de respeitar as leis, sempre agirá buscando o melhor e o certo para a Prefeitura Municipal e sua população. Caso a Câmara Municipal venha a pensar diferente, respeitará (como está respeitando) lembrando um detalhe fundamental: ele, prefeito, jamais se julgará perdedor, ou seja, quem perderá será a cidade e o povo. Moral da história: os dois lados sempre devem agir defendendo interesses do município e não privilégios.
QUALIDADE BANCÁRIA
Os estabelecimentos bancários, naturalmente os principais, gastam muito dinheiro com a mídia. O intuito é se apresentar como instituições financeiras top. Porém, é fácil constatar a estrutura frágil quando se trata do atendimento. Os famosos caixas eletrônicos, por exemplo, são por demais deficientes. Cada banco tem o seu modelo e, praticamente todos até que resolvem, mas proporcionam uma dor de cabeça enorme aos seus clientes. Fica provado que os bancos, ao instalarem os tais caixas, pouco ou nada se preocupam com o melhor para o cliente. Então, a paciência é tudo.
FALTANDO BRILHO
Época de Natal, e consequentemente, é grande o movimento nas ruas Governador (também nas demais da área), e nas praças Catedral e José Bonifácio. Não poderia ser diferente. Milhares de pessoas e carros transitando diariamente. Porém, nada lembra o Natal. Tudo foi investido no Engenho Central e nas pontes. Raciocínio simples: quantas pessoas circulam dia/noite, em dezembro, no centro e no Engenho Central? Com certeza, a diferença é enorme.
PREOCUPAÇÃO ACUMULANDO
Depois da negociação não dar certo com o Hospital Ilumina, agora foi fechado o Albergue Noturno. Diretores do Lar dos Velhinhos conversando com técnicos da Prefeitura Municipal, estão perdendo o sono. Afinal, qual a intenção do Poder Executivo? Acredita-se que o prefeito tenha seus motivos. No entanto, o ideal seria divulgar as diretrizes para que a sociedade entenda o que está acontecendo.
SEM PESSIMISMO
O XV segue contratando. A torcida e os críticos acompanham e logicamente tem gente que se mostra confiante e gente desconfiada. O correto é dar todo o crédito possível ao técnico Luciano Dias. Pelo menos, entende-se que ele é quem aprova os nomes. Antes do julgamento, que pode ser precipitado, vamos dar tempo ao tempo.
ESPAÇO DISCUTIDO
A Festa das Nações é um evento de grande porte. A presença do público sempre foi enorme e, para 2022, está aparecendo uma preocupação. Pergunta-se pelo espaço oferecido, diante das reformas para a chegada da biblioteca, pinacoteca, por exemplo. Diminuirá o conforto ou as atrações? Ou nenhuma das duas hipóteses?Assim era Paulo Checoli: pessoa admirada e profissional competente. Presidente da ACIPI por dois mandatos, foi um dos que nos prestigiou (e muito) nos tempos de Difusora. Tornou-se parceiro, comparecendo assiduamente aos nossos programas (Linha Direta e Sábado debate) para comentários sobre a economia do país. Nosso amigo se despediu aos 84 anos e foi morar com Deus. Cumpriu dignamente sua missão. Ficam as boas lembranças e muita saudade.
NOSSO BLOG
Como acontece todos os finais de ano, damos uma trégua, uma parada no BLOG EDIRLEY RODRIGUES. Um trabalho motivado pelo idealismo em se tratando de jornalismo, nossa profissão e missão oficial cumpriu-se por 50 ANOS (1967/2017). Voltaremos em janeiro e gostamos do retorno cm novidades. Nossa gratidão a aqueles que sempre confiaram no nosso profissionalismo: eternamente imparcial e atuante, jamais parcial e militante.
FELIZ NATAL!
Viva intensamente o Natal, uma data mágica. Faça seus filhos, netos, crianças, curtirem o Papai Noel, uma das alegrias inesquecíveis da infância, fase linda da inocência. O brilho da data é eterno. Mas, jamais esqueça do Menino Jesus. Que tudo no dia 25 de dezembro seja motivado pela Fé.
FOCO
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) comemora o fim de mais um ano legislativo considerando-o bastante produtivo, com resultados profícuos. Diz que sempre faltará alguma coisa, porém, ouviu com alegria a avaliação de seus amigos da área política, apontando para um saldo altamente positivo. Garante que, embora 2022 venha a ser diferenciado por causa das eleições, já tem planejado várias ações junto ao Governo de São Paulo. O objetivo não muda: conquistar o que for necessário e possível para Piracicaba e cidades da Região. Quem conhece Roberto Morais, enaltece uma marca que o consagrou tanto no rádio, como na política: a incansável determinação.
ÚLTIMA
O futebol, principalmente antigamente, reservava inúmeros acontecimentos pitorescos ou folclóricos. O goleiro Manga, do Botafogo do Rio, exageradamente simplório, sofria nas mãos dos colegas. Fã de músicas paraguaias, lá no Paraguai, se encantou com um rádio, quando o vendedor lhe mostrou as várias “estações” com músicas do país. Comprou. Chegando ao Brasil, ligou o portátil e nada daquelas músicas paraguaias consagradas. Bravo queria voltar para lá e reclamar. Outra: precisando de um empréstimo para negócios, foi até o banco em busca de 10 milhões de cruzeiros. Assinou todos os papeis e o gerente liberou 9 milhões e 600 mil, descontando as tarifas bancárias. Ficou bravo e brigou, mas aconselhado, aceitou. Noventa dias depois, foi chamado para pagar a dívida, conforme o acordo, e o banco lhe apresentou o valor de 10 milhões de cruzeiros. Desta feita, a briga foi feia. Inconformado, disse o goleiro que pagaria os 9 milhões e 600 mil que levou. Muita confusão e Manga ameaçou chamar a polícia. Ficou inimigo do gerente, chamando-o de louco e ladrão. Todos os duas fazia questão de passar pela porta do banco e gritava: “Bom dia gerente ladrãozinhooooo!, ou boa tarde gerente gatunooooo! Manga, bom demais em baixo das traves.