Notícias +

PRIMEIRA

Vereadores incomodados (alguns) com críticas a casa legislativa piracicabana, reclamam de radialistas. Realmente isso tem acontecido, mas não é difícil entender a situação. Através das redes sociais, as rádios recebem mensagens/áudios da população e as reclamações acabam indo para o ar. Os profissionais do microfone diante da sequência ou rotina das manifestações, se vêm obrigados a se posicionar e “acaba sobrando” (como e diz na gíria) para os representantes do povo. É verdade também, que a Câmara Municipal não viveu um bom 2021, talvez em decorrência da inexperiência de parlamentares e a soma de tudo acaba por influenciar. Mas, nada que não possa ser bem resolvido. É preciso sempre lembrar que a pessoa pública está permanentemente sujeita ou exposta a críticas. Normal.

 

SEM ENTUSIASMO

O XV está contratando, montando seu elenco para a temporada 2022. O destaque até aqui, não vai para nenhum reforço que chegou ou está chegando, mas para a desconfiança por parte da torcida. Não chegando ninguém (aparentemente) que possa curar pessimismo, é natural “um pé atrás”. Quem sabe com a bola rolando esse clima muda. Aliás, precisa.

 

AQUI, ANTECIPAMOS

Semanas atrás, aqui (NOTÍCIAS +) tivemos a oportunidade de informar sobre estudos na mesa do prefeito Luciano Almeida para a implantação do REFIS em 2022. Pois bem. O projeto chegou na Câmara Municipal na última segunda-feira (13), e o contribuinte poderá parcelar sua dívida tanto com a Prefeitura como o Serviço Municipal de Água e Esgoto. Aliás, para o Semae, esse dinheiro se apresenta como providencial, pois negocia empréstimo para início de obras em janeiro, construindo novas adutoras e recuperando cerca de 137 quilômetros de rede comprometida.

 

PREOCUPAÇÃO JUSTIFICA?

Comentários estão sendo compartilhados por dirigentes de entidades assistências sobre possível intenção do atual Governo Municipal de Piracicaba em rever contratos e, de acordo com determinadas situações, cobrar e até cancelar. Ou melhor, não renovar. Existiria caso em que são exigidos documentos antigos, com representantes da máquina administrativa solicitando a devolução de dinheiro. Justificam que são técnicos, não são políticos, e por isso estariam cuidando do cofre público de forma diferente. Procedendo ou não a informação, o ideal seria uma iniciativa de esclarecimento, acalmando a todos. Diretores de instituições sociais, normalmente são voluntários que trabalham com enorme dificuldade por falta de recursos e, sem apoio do Poder Público a realidade seria desastrosa.

 

CARTINHAS NATALINAS

Nessa época do ano é comum aparecer as famosas cartinhas para o Papai Noel. Tem os recados que seguem através do correio e, outras várias aparecem nas redes sociais endereçadas a crianças e idosos. Como as solicitações são sempre modestas, a participação do maior número possível de pessoas é benvinda, pois acaba por atender alguém que realmente nada tem e pode receber um presente no Natal. Podendo, participe. Com certeza terá um Natal melhor.

 

ELE PASSA

Tudo indica que Barjas Negri não estará na disputa das eleições de 2022. Sem interesse pela Assembleia Legislativa e descartando Brasília, o ex-prefeito que se mostra mais presente do que nunca nas redes sociais, estaria mesmo aguardando a chegada de 2024. Como não sabe ficar parado, aparece em todo lugar com o face, principalmente, mostrando suas andanças pela cidade. Aliás, pelos quatro cantos.

 

PERGUNTA OPORTUNA

Como caminham os trabalhos e planos para a Festa das Nações em 2022? Por se tratar de um evento de grande porte, se tem uma coisa que não se pode perder, é tempo. Quando começar 2022, para chegar maio é um pulinho. Deixar para março e abril, provoca uma correria comprometedora. A ordem é acompanhar de perto os passos dados pelas autoridades e organizadores.

 

GOLPES INFINDÁVEIS

Praticamente toda semana temos notícias sobre golpes que aparecem na praça, com criminosos procurando um jeito de tirar dinheiro de alguém. Tem de tudo: desde ligações oferecendo empréstimos com juros baixos, passando por dinheiro imediatamente na conta, e agora, mais recente, cobrança de dívida. O PIX já está no cardápio dos bandidos, que ainda oferecem boletos, cartões, etc. O que realmente não pode é você passar seus dados pessoais a estranhos, por telefone, celular ou através de mensagens. Não é difícil idosos ou alguém sem informação, virar vítima. Uma providência importante é familiares orientarem principalmente quem fica em casa e atende ligações.

 

ADEUS AM

A Jovem Pan News Piracicaba, agora transmitindo em FM (99.5), faz sucesso. Nem poderia ser diferente: outra realidade, muita qualidade. A cidade agora tem realmente um canal poderoso de informação e, para quem gosta de notícia ou estar a par de tudo o que acontece, acabou o problema. O canal AM (910) pode ser desligado ainda hoje ou nas próximas horas. É justo não esquecer o quanto a AM foi importante desde os tempos da rádio A Voz Agrícola (rede Piratininga), depois virando Alvorada, até chegar a Globo que foi adquirida pela Onda Livre AM. Agora é passado, mas impossível não lembrar dos tempos dourados do rádio.

 

FOCO

O médico Pedro de Mello, que teve excelente desempenho como Secretário de Saúde de Piracicaba (e também na pasta do esporte), na administração municipal anterior, não assumiu nenhum compromisso diferenciado em 2021. Decidiu privilegiar o seu consultório: médico pneumologista e clinico geral, atende no sétimo andar (sala 71), edifício JK Medical Center (Torre B), na Vila Monteiro. Com Pedro Mello tivemos inúmeras reformas e construções de unidades de saúde, as vindas do Hospital Regional e Ilumina, além da Faculdade de Medicina Anhembi Morumbi. No esporte, sempre foi campeão dos Jogos Regionais, apoiou dezenas de entidades e modalidades com campeonatos e outros eventos, e trouxe os Jogos Abertos para Piracicaba. Pedro Mello tem convite para comandar empresa privada de saúde em 2022.

 

ÚLTIMA

O pênalti no futebol está levando clubes, dirigentes e jogadores, ao desespero. Ao longo dos tempos, aprendemos uma regra simples: é pênalti quando da intenção de colocar a mão na bola. Agora, é diferente: mudança em 1 de junho de 2021 (135.a Conferência da FIFA) determina que é pênalti quando a bola toca na mão ou braço de forma não natural, não mais sendo observado intenção ou não. Importante: também a International Board observa que não é mais considerada infração quando a bola bate na parte superior do braço, próximo ao ombro. É bom não esquecer que as regras do futebol são todas interpretativas cabendo ao árbitro decidir e, normalmente ele aceita como lance normal quando o braço está colocado ao corpo. Mas, mesmo assim, temos vistos lances incríveis ou bizarros, e que estão mudando resultados dos jogos. A regra antiga era muito mais coerente, evitando polêmica. Até agora, com certeza, não se sabe se, no caso do pênalti, o VAR mais ajuda ou atrapalha. Pode depender unicamente da capacidade do árbitro ou qualidade da arbitragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima