A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) iniciou na quarta-feira (8) série de três apresentações online, cada uma com um tema. Os concertos serão transmitidos pelo canal da OEP no youtube, sempre às 20 horas e também poderão ser assistidos posteriormente. O primeiro contou com o tema “Trilhas sonoras de filmes e games”. As próximas serão no dia 14, sobre “Aberturas e trechos de óperas e operetas”, e no dia 28, com “Música para todos os gostos”.
Os concertos foram gravados ao vivo, no Espaço Imperial em Piracicaba, em um ambiente integrado a natureza, no último mês de julho. A gravação foi realizada por uma equipe especializada em filmagem e com a utilização de oito câmeras e um drone. A sonorização foi captada em 32 canais, mixada e masterizada em estúdio de alta tecnologia.
“É muito raro uma gravação de orquestra ao vivo em ambiente externo como esse foi feito. Sem dúvida, foi um grande desafio e que envolveu uma equipe técnica de 30 profissionais, além do regente e dos 72 músicos”, afirmou Carlos Cardozo, produtor da OEP.
CONCERTO – Cada apresentação terá em torno de 50 minutos. Em cada um deles haverá um ‘Momento Didático’, atividade educativa/formativa com duração de aproximadamente 20 minutos, quando o maestro explica características de cada família dos instrumentos e os músicos apresentam cada instrumento num solo de pequeno trecho de obras.
Estes concertos atendem a um projeto viabilizado através do ProAC/ICMS -SP que teve de ser readequado para online em função da pandemia.
PROAC/ICMS-SP – A Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) mantém anualmente projeto através desta lei de incentivo à cultura através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Este projeto especificamente foi patrocinado pela Cerâmica Villagres e Samapi Distribuidora de Medicamentos.
Além deste projeto, a OEP continua captando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – lei esta que oferece isenção fiscal no imposto de renda à empresas enquadradas no regime tributário Lucro Real e pessoas físicas que fazem a declaração de IR completa (antiga Lei Rouanet) – já tendo captado 60% do valor total do projeto junto a empresa OJI Papéis Especiais.
A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos. Em seu repertório, a orquestra executa a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games. O projeto, sem fins lucrativos, conta com o apoio da iniciativa privada, entidades não governamentais e órgãos municipais para sua manutenção. Para saber como contribuir, acesse: http://www.investe.art.br/oep.
As exibições serão realizadas no canal https://www.youtube.com/orquestraeducacionaldepiracicaba